(Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Desde o fim da janela de transferências do Fluminense, Fernando Diniz sabe que tem mais do que 11 titulares na mão. Entrando na reta final de temporada, o comandante conta com um elenco com diversos atletas reservas pedindo passagem e colocando o treinador para pensar.

Além das chegadas de Diogo Barbosa, Daniel, Leo Fernández, Marlon e Yony González, o comandante também vem recuperando a confiança de outros nomes, como John Kennedy e Martinelli. Na classificação na Libertadores diante do Argentinos Juniors, as peças que saíram do banco foram fundamentais na construção da vitória e classificação do Tricolor às quartas de final.

John Kennedy

Titular em três dos seis primeiros jogos do Fluminense no Brasileirão, o atacante perdeu muito espaço na equipe mesmo tendo marcado dois gols e contribuído com uma assistência na competição nas rodadas iniciais. O nome do camisa 9 chegou a ser especulado para deixar o clube na janela de transferências.

 
 
 

Querido pelos torcedores, JK voltou a ser titular em uma partida do Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras, no último fim de semana. O centroavante atuou ao lado de Cano, como Fernando Diniz já havia feito outras vezes, mas com Lelê ao lado do argentino. Na partida, o atacante marcou um gol e foi um dos melhores atletas da partida.

E logo após voltar a ganhar uma grande oportunidade na equipe titular, John Kennedy foi chamado por Diniz quando o duelo contra o Argentinos Juniors parecia muito complicado. E em poucos minutos, o atacante foi responsável por dar uma assistência para Samuel Xavier e marcar seu gol para definir o confronto.

DANIEL

Contratado pelo Fluminense na janela de transferências, o meia ainda fez poucas partidas com a camisa do Tricolor, tendo feito seu primeiro jogo sob comando de Diniz em 2023 contra o Coritiba. Em poucos minutos, o camisa 55 conseguiu melhorar o desempenho do time, mas não impediu uma derrota dolorosa no Couto Pereira.

Contra o Palmeiras, o atleta conquistou a titularidade, enquanto o treinador optava por poupar os principais jogadores do elenco visando ao jogo pela Libertadores. No período em que esteve em campo, Daniel atuou como um segundo volante ao lado de Martinelli e deixou o gramado do Maracanã com sua equipe vencendo o Alviverde por 2 a 0.

Contra o Argentinos Juniors, Daniel também foi chamado para tentar tirar o Fluminense da sinuca de bico que se encontrava por conta da forte marcação dos “hermanos”. E nos acréscimos, o meia conseguiu fazer um grande lançamento para John Kennedy arrancar até a área adversária e anotar o segundo gol do Time de Guerreiros.

DIOGO BARBOSA

Dos reforços da última janela de transferências, Diogo Barbosa é um dos nomes que mais vem sendo utilizado por Fernando Diniz diante da falta de opções para suprir a ausência eventual de Marcelo. O lateral-esquerdo participou de quatro dos últimos cinco jogos do Fluminense, sendo três como titular.

Após uma estreia tímida, o atleta conseguiu ser um dos destaques na vitória do Tricolor sobre o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, entrou muito bem no jogo de ida contra o Argentinos Juniors após a expulsão de Marcelo e conseguiu ter um desempenho seguro no decisivo duelo de volta pelas oitavas de final da Libertadores.

Embora a concorrência com Marcelo possa parecer desleal, Diogo Barbosa pode dar ao técnico Fernando Diniz novas alternativas táticas para a equipe. Embora ainda não tenha sido testado, o camisa 12 pode ser uma opção para jogar no meio de campo e dar mais intensidade ao setor sabendo que tem um companheiro que não deixará a lateral esquerda descoberta.

MARTINELLI

Por conta de uma lesão na reta final do Campeonato Carioca, Martinelli não vem conseguindo ser titular nos últimos jogos da Libertadores, nos quais Diniz tem optado pela presença de Lima ao lado de André. No Brasileirão, o camisa 8 iniciou três das 12 partidas em que foi relacionado no banco de reservas.

O volante vem fazendo boas exibições, vem passando confiança ao torcedor e tornando sua equipe mais segura em termos defensivos. Na noite da última terça-feira, os tricolores vaiaram a partida feita por Lima contra o Argentinos Juniors, enquanto o jovem de 21 anos vem lutando para reconquistar de vez seu espaço entre os titulares.