Após quatro semanas de recesso, o time de futebol feminino do Fluminense se reapresentou nesta quarta-feira (09/08), no CT Vale das Laranjeiras, em Xerém, para retomar as atividades. As jogadoras passaram por avaliações físicas e iniciarão os treinamentos nesta quinta (10/08).

Neste primeiro dia, foram feitos exames morfológicos para medir o percentual de gordura e de massa muscular, além de testes de força. De acordo com Marcelo Panzera, fisiologista do Flu, os resultados ajudarão a melhorar a performance do time no decorrer da temporada.

– A força dos músculos extensores e flexores avaliamos em um equipamento chamado isocinético, que mede a força que elas têm e ajuda a identificar possíveis desequilíbrios musculares. Além disso, fizemos também o ‘force frame’ para mensurar a diferença de força entre músculos adutores e abdutores. Em cima disso, conseguimos mapear as atletas, o que cada uma precisa trabalhar mais e assim elaborar treinos individuais para que possam performar melhor – explicou.

O time retorna após um primeiro semestre positivo, com a melhor campanha da história do clube no Brasileiro Feminino A2, conquistando o vice-campeonato e o acesso para a Série A1. Com o Estadual à vista, o time volta suas atenções para tentar outro feito inédito: o título Carioca.

A competição terá início em agosto para Búzios, Duque de Caxias, Pérolas Negras, Serra Macaense, Tigres e Rio de Janeiro, que disputarão a fase preliminar. Os quatro mais bem colocados se classificam para jogar a Taça Guanabara contra Fluminense, Flamengo, Botafogo e Vasco.