Com a líbero do Fluminense Maila, a Seleção Brasileira Sub-19 feminina embarcou nesta segunda-feira (24/07) para uma série de amistosos na Europa. Comandado pelos também tricolores Guilherme Schmitz (técnico), Marcelo Freitas, o Dentinho (auxiliar) e Rafael Jesus (preparador físico), o Brasil está em fase de preparação para o Mundial da categoria, que ocorre entre os dias 1 e 11 de agosto, na Hungria e Croácia.
Esta é a segunda série de jogos preparatórios da seleção no Velho Continente. Em junho, a equipe venceu seis dos oito que disputou. Desta vez, o torneio amistoso será realizado entre os dias 26 e 28 de julho, em Sófia, Bulgária, e contará com Coreia do Sul, Bulgária e China. No dia 30, a Seleção embarca para a Hungria para a disputa do Mundial. As finais serão disputadas na Croácia.
Nascida em família de atletas profissionais e amadores, Maila, atualmente com 18 anos, praticou diversos esportes desde pequena, e o curioso é que o vôlei não foi o seu primeiro amor. Ao praticar handebol, futebol e jiu jitsu, entre outras modalidades, a atleta preferia atividades que exigiam maior contato físico. Porém, com o tempo, o vôlei tomou o seu coração e ela não o largou mais.
Após se destacar no time do Marina Barra Clube, a líbero foi indicada ao Fluminense. Em seu primeiro ano no Tricolor, em 2018, com apenas 13 anos, Maila passou a treinar com as equipes sub-14 e sub-16 devido ao bom desempenho. A atleta, que somou conquistas de lá para cá, falou sobre a importância da base, que vem fazendo no clube, para a sua evolução.
– O Fluminense sempre teve um legado muito forte nas categorias de base. Sempre estávamos entre os melhores dos principais campeonatos, como na Taça Paraná, Campeonato Brasileiro Interclubes, Estadual e os demais. Poder conquistar, não só títulos, mas muito aprendizado dentro e fora de quadra com profissionais incríveis, fez total diferença na minha evolução como atleta até aqui – disse.
Maila teve contato com a seleção pela primeira vez em 2022, quando participou do Laboratório de Detecção de Talentos Sub-19 que visava futuras convocações. Na sequência, a jogadora foi chamada para a disputa do Campeonato Sul-americano da categoria, e conquistou o vice-campeonato.