(Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Nada como um dia após o outro. A forte declaração de Thiago Silva em entrevista à “TNT Sports” na última terça-feira escancarou a relação estremecida que ficou entre ele e a torcida do Fluminense. De idolatrado, o zagueiro do Chelsea, da Inglaterra, passou a ser xingado por torcedores na sua conta do Instagram nos últimos meses, como ele próprio revelou, e nas redes sociais há quem diga preferir que ele não volte mais.

Mas o que levou Thiago Silva a fazer o desabafo e dizer que o “jogaram contra a torcida do Fluminense”? O portal GE recapitulou abaixo os fatos dessa história:

O Lobby

Não é de hoje, nem de 2023. Há anos Thiago Silva declara que pretende voltar um dia ao Fluminense antes de encerrar a carreira. Mas essa história aqueceu nesta temporada depois de uma entrevista do zagueiro em 18 de abril, logo após a eliminação do Chelsea da Champions League, admitindo que a volta do lateral-esquerdo Marcelo ao Fluminense “tocou seu coração”.

Foi então que começou um forte lobby no Fluminense. Em entrevista coletiva, o presidente tricolor, Mário Bittencourt, explicou que não havia nenhuma negociação, mas fez um convite público:

 
 
 

– Aproveitar para convidá-lo, se quiser interromper lá (no Chelsea) e vir buscar o título da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro, vamos recebê-lo de braços abertos – disse.

Mário também revelou que os próprios jogadores do Fluminense conversam com Thiago Silva e o chamam para o clube. Como Cano confirmou em entrevista para a “CazéTV” no dia 4 de maio:

– Estamos esperando aqui com os braços abertos. Eu já falei com ele: “Irmão, estamos te esperando aqui”. Estamos esperando o “ok” dele.

As pistas

Junto a isso, veio a fase das pistas nas redes sociais. Ainda em fevereiro, no dia em que o Fluminense anunciou oficialmente a contratação de Marcelo, Belle Silva, esposa de Thiago Silva, comentou uma publicação da sogra do lateral-esquerdo alimentando um retorno: “A gente se encontra ano que vem”.

Mário também revelou que os próprios jogadores do Fluminense conversam com Thiago Silva e o chamam para o clube. Como Cano confirmou em entrevista para a “CazéTV” no dia 4 de maio:

– Estamos esperando aqui com os braços abertos. Eu já falei com ele: “Irmão, estamos te esperando aqui”. Estamos esperando o “ok” dele.

No dia 22 de abril, foi a vez da tia de Thiago Silva, Lili, faz uma postagem no modo “stories” do Instagram dando a entender que o zagueiro, que usa o número 3, viria para formar dupla com Nino, que joga com a camisa 33: “O expresso 3 33 vem aí!!!!!!”.

No dia 8 de maio, o próprio Marcelo agitou a torcida ao postar um print de uma videochamada com Thiago Silva. E depois comentou em uma postagem da esposa do zagueiro: “Muro tá baixo, Belle!”

De férias em junho, Thiago Silva viajou sozinho para o Rio de Janeiro e apareceu nas redes sociais vendo pela TV o jogo do Fluminense contra o Flamengo na Copa do Brasil.

O silêncio

A história esquentou de vez quando o jornal inglês “The Telegraph” afirmou que nos bastidores do Chelsea o clube, como forma de gratidão a Thiago Silva pelas últimas três temporadas, não iria ser um entrave ao zagueiro caso ele quisesse romper seu contrato e retornar ao Brasil na janela de julho.

Thiago Silva não especificou o alvo de sua reclamação ao dizer que “a notícia começou a sair e ninguém desmentia nada”, mas nem Chelsea ou Fluminense se pronunciaram oficialmente. Foi o zagueiro que se manifestou, primeiro em entrevista ao site do clube inglês, dizendo que iria ficar lá e citando um prazo de dois anos. Foi quando os torcedores começaram a pegar em seu pé, e ele usou as redes sociais para responder, citando os filhos, que jogam na base dos Blues:

– De novo essa história?? Tenho um ano de contrato com o Chelsea e vou cumprir! Só não cumpro se o clube ou o treinador não quiser. Os dois anos que falei na entrevista é contrato do Isago e não meu 🤦🏽‍♂️🤣 E depois desses dois anos do Isago pode ser mais 2 anos do Iago🤣🤣.

Durante as férias no Rio, Thiago Silva também foi ao Maracanã no dia da partida contra o Sporting Cristal, do Peru, pela Libertadores. E voltou a frear a empolgação da torcida tricolor:

– A gente não pode assegurar nada. Não gosto de ficar criando expectativa, embora o desejo de encerrar aqui pela gratidão que tenho pelo Fluminense, por ter aberto as portas para mim, ainda existe, porém ainda tenho um ano de contrato com o Chelsea. Isso é a coisa mais importante neste momento. O contrato vou cumprir. O futuro a Deus pertence. Vamos ver.

Os exemplos

Por fim, dois exemplos de retornos de jogadores da Europa para o Fluminense pesam na avaliação de muitos torcedores que estão na bronca com Thiago Silva. Quando o zagueiro revelou que os filhos não querem voltar a morar no Brasil, alguns tricolores compararam com a situação de Marcelo, que deixou na Espanha o filho mais velho, que joga na base do Real Madrid, e sua esposa fica na “ponte aérea” se revezando entre Rio e Madri.

O recente retorno de Marlon foi outro exemplo apontado por torcedores. O zagueiro recusou procuras do Brasil, como do Corinthians, e da Itália, como por exemplo Lazio e Napoli, para voltar ao Fluminense nesta janela. A diferença entre os casos é que Thiago Silva, apesar de mais velho (38 anos), ainda está em um time considerado da primeira prateleira da Europa, enquanto Marcelo estava no Olympiacos, da Grécia, e Marlon, que pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, estava no Monza, da Itália.