A torcida tricolor canta que “ganhar Fla-Flu é normal”, e os números mostram que o primeiro clássico do elenco do Fluminense costuma ser exatamente assim. Na tarde deste domingo, tem a possibilidade de ser a estreia do uruguaio Leo Fernández, justamente no duelo que “começou 40 minutos antes do nada”, segundo Nelson Rodrigues.
Se depender do retrospecto dos companheiros quando o assunto é o primeiro Fla-Flu da carreira, pelo time profissional tricolor, a chance de sucesso é grande. Ao todo, dos 22 jogadores do Fluminense que já enfrentaram o Flamengo, 17 saíram vitoriosos, quatro perderam e um empatou. Isso se não contarmos o técnico Fernando Diniz, que também venceu na primeira vez que enfrentou o maior rival.
Veja os primeiros Fla-Flus de cada um:
Fábio: 30 de março de 2022 – Flamengo 0 x 2 Fluminense
Até a decisão do Campeonato Carioca daquele ano, Fábio revezava a titularidade do gol do Fluminense com Marcos Felipe. Para a decisão, porém, Abel Braga optou pelo experiente goleiro e foi assim que ele estreou em Fla-Flu. Fábio não foi vazado e saiu do Maracanã com a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo da final.
Samuel Xavier: 4 de julho de 2021 – Flamengo 0 x 1 Fluminense
O Fluminense venceu o primeiro clássico do lateral-direito tricolor com um gol de André nos acréscimos do segundo tempo, sendo que o volante havia entrado quatro minutos antes. Samuel Xavier ficou no banco para Calegari na final estadual daquele ano, quando o Flu ficou com o vice-campeonato, e só foi estrear no clássico em julho, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Cano e Felipe Melo: 6 de fevereiro de 2022 – Flamengo 0 x 1 Fluminense
Pela quarta rodada do Campeonato Carioca do ano passado, Felipe Melo jogou o primeiro Fla-Flu contra o clube que o revelou para o futebol. Jogando como volante ao lado de André, Felipe Melo recebeu o cartão amarelo logo aos nove minutos de jogo. Quando saiu de campo, o jogo ainda estava 0 a 0. Mas, do banco de reservas, viu Jhon Arias dar a vitória para o Flu no fim da partida. Cano não marcou daquela vez, mas foi ali que começou a caminhada do argentino rumo a tornar o maior rival do Fluminense sua maior vítima.
Marcelo: 28 de maio de 2006 – Fluminense 1 x 0 Flamengo
Saído das divisões de base do Fluminense há poucos meses, Marcelo foi titular no segundo Fla-Flu daquele ano. O garoto atuava como ala no esquema de três zagueiros do técnico Oswaldo de Oliveira. O gol saiu da cabeça do centroavante Tuta após cruzamento de Petkovic. Aquele havia sido o único Fla-Flu do lateral no profissional da equipe até o retorno dele. No total, Marcelo está invicto contra o maior rival do Fluminense, com duas vitórias e um empate.
Guga: 1º de abril de 2023 – Flamengo 2 x 0 Fluminense
O lateral-direito é o primeiro da lista que não venceu o primeiro Fla-Flu que disputou. No jogo de ida da final do Carioca desse ano, Guga entrou aos 32 minutos do segundo tempo, quando o jogo já estava 2 a 0 para o adversário e depois da expulsão de Samuel Xavier. Mas se a primeira lembrança não foi boa, o segundo jogo da final contou ainda com assistência do lateral-direito no 4 a 1 que deu o título de bicampeão carioca para o Fluminense.
Marlon: 21 de setembro de 2014 – Flamengo 1 x 1 Fluminense
No primeiro Brasileirão da carreira, Marlon entrou no fim do primeiro tempo da partida válida pela 24ª rodada da competição. O jogo já estava empatado e o zagueiro não conseguiu contribuir para que o Flu saísse com a vitória, mas serviu de experiência para o garoto de 18 anos que havia assistido ao jogo do primeiro turno do banco de reservas.
Nino e Ganso: 24 de março de 2019 – Flamengo 3 x 2 Fluminense
A estreia de Nino com a camisa tricolor foi justamente num Fla-Flu. Mas, diferentemente da maioria dos parceiros de clube, com uma derrota. Hoje capitão do Fluminense, o camisa 33 atuou durante toda a partida e fez dupla de zaga com Léo Santos. Daquele time que esteve em campo no Maracanã, só ele e Ganso, que também estava em seu primeiro Fla-Flu e atuou o jogo todo, continuam no clube.
Arias e David Braz: 23 de outubro de 2021 – Fluminense 3 x 1 Flamengo
David Braz só foi estrear contra seu ex-clube no último trimestre do primeiro ano de Flu. Depois de ver dois clássicos com o Flamengo do banco de reservas, foi titular e esteve o tempo inteiro em campo no jogo em que John Kennedy marcou duas vezes e Abel Hernández fechou o placar. Aquele também foi o primeiro Fla-Flu de Arias. O colombiano chegou ao Flu em agosto de 2021 e enfrentou o rival apenas uma vez na temporada, justamente no returno do Campeonato Brasileiro. Arias jogava seu 11º jogo com a camisa tricolor, mas apenas a quarta como titular e em nenhuma delas atuou os 90 minutos.
Martinelli: 6 de janeiro de 2021 – Flamengo 1 x 2 Fluminense
Na primeira vez que jogou como profissional em um Fla-Flu, Martinelli viu de dentro do campo o desempate tricolor, com Yago Felipe, na partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O garoto revelado em Xerém entrou aos 39 minutos do segundo tempo. O gol que deu a vitória para o Flu foi marcado aos 48 da etapa final. Nada mal para o primeiro Fla-Flu como profissional.
Alexsander, Pirani, Giovanni, Keno e Lima: 8 de março de 2023: Flamengo 1 x 2 Fluminense
A última rodada da Taça Guanabara reservou ao Fluminense o gol de um jogador improvável para decidir o jogo. Gabriel Pirani recebeu passe de Giovanni Manson aos 40 minutos do segundo tempo e virou o jogo no Maracanã. A partida também marcou a estreia de Lima, que, assim como Pirani, havia entrado no intervalo, quando o Flu já perdia por 1 a 0. A vitória deu ao Fluminense a conquista da Taça Guanabara e a vantagem do empate na semifinal do Estadual.
André e John Kennedy: 14 de março de 2021 – Flamengo 0 x 1 Fluminense
O primeiro Fla-Flu de André como profissional do Fluminense bem que poderia ter sido aquele em que entrou e fez o gol da vitória, né? Imagina… Mas o destino também foi gentil com ele. Pela terceira rodada do Carioca, o volante começou como titular, foi substituído no intervalo por Wellington com o placar 0 a 0. No segundo tempo, Igor Julião fez o gol da vitória. John Kennedy também estava em campo. Com fama de carrasco do Flamengo na base, o atacante teve atuação discreta. Ele entrou aos 27 do segundo tempo, no lugar de Paulo Henrique Ganso, e viu o chutaço de Julião bem de perto.
Daniel: 13 de outubro de 2018 – Flamengo 3 x 0 Fluminense
No primeiro ano em que começava a ter algumas chances no time principal do Fluminense após alguns empréstimos, Daniel jogou o primeiro Fla-Flu como profissional. Logo depois de dar uma das assistências na goleada por 4 a 0 em cima do Paraná, o time de Marcelo Oliveira perdeu por 3 a 0, com Daniel entrando no lugar de Matheus Norton no intervalo. O jogo já estava 2 a 0 para os adversários e o então camisa 20 não conseguiu ajudar o time a virar o placar.
Fernando Diniz e Yony González: 14 de fevereiro de 2019 – Flamengo 0 x 1 Fluminense
Foi naquela quinta-feira que Fernando Diniz esteve no primeiro Fla-Flu da carreira como técnico. Naquele time, nomes que foram e voltaram ao clube, como Daniel e Yony González. Foi o colombiano, inclusive, quem deu o passe para Luciano marcar o único gol do jogo, aos 48 do segundo tempo, e classificar o Fluminense para a final da Taça Guanabara.