Durante o Conselho da Conmebol, a cúpula da entidade comunicou que estavam avançadas as negociações entre as confederações continentais para o novo torneio.

Nesta sexta-feira, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, informou em suas redes sociais que fará um anúncio sobre o futebol sul-americano na segunda-feira.

 
 
 

Se for confirmado, o torneio interamericano teria grande valor comercial na visão da envolvidos nos debates. Isso por conta da possibilidade de realização de jogos nos EUA.

Um empecilho, no entanto, é com relação ao calendário para jogos. No Brasil, por exemplo, já existe dificuldade para marcar datas de partidas.

A Conmebol e a Concacaf têm estreitado os laços para realização de torneios tanto de seleções como de times. Tanto que a Copa América será nos EUA. A Conmebol discute com a Concacaf (confederação de futebol da América do Norte e Caribe) a realização de um torneio interamericano de clubes entre times da América do Sul, do México e da MLS. A possiblidade da realização desta competição já foi conversada no Conselho da confederação sul-americana.

A ideia é organizar um campeonato incluindo times da Libertadores, da Sul-Americana, do México e da MLS. O debate é para fazer um torneio a partir de 2025. Há discussão sobre o número de times entre oito e 16.

Isso não tem nenhuma relação com a inclusão de times da América do Norte na Libertadores, como chegou a ser divulgado por veículos argentinos.