Germán Cano e Enner Valencia farão um duelo particular neste domingo, às 16h, no Maracanã. Enquanto o argentino do Fluminense se consolidou como o artilheiro do Brasil neste ano e no último, o colombiano do Internacional foi um dos destaques na temporada passada do futebol europeu.
Cano tem 26 gols em 35 partidas em 2023 e, ao lado de Pedro, é o goleador máximo do país. Com média de 0,74 tento por partida. Já Valencia fez 20 gols nos 26 compromissos nos quais participou neste ano, seja pela Fenerbahçe ou seleção do Equador. A média é de 0,76 por jogo.
Ano passado, o camisa 14 do Fluminense se superou. Marcou 44 vezes nas 70 partidas disputadas, 14 a mais que Gabigol e Hulk, os adversários que estiveram mais perto na perseguição. Já o equatoriano tenta repetir o sucesso alcançado no futebol turco e ter o mesmo êxito do adversário no Brasil. O camisa 13 fez 38 gols em 53 partidas na última temporada europeia. O número o colocou como o 5º artilheiro da Europa, atrás de Haaland (52), Mbappé (41), Kyogo Furuhashi, do Celtic, e Hugo Cuypers, do Gent, ambos com 34. Cano está garantido entre os titulares, mas há chance de Enner Valencia começar no banco de reservas.
O desempenho de Cano é mais linear em relação a Valencia. Desde 2018, quando ainda defendia o Independiente Medellín, marcou, na pior das temporadas, pelo menos 19 gols (em 2021 pelo Vasco). Na primeira passagem pelo time colombiano, chegou a balançar as redes 29 vezes nos 43 jogos disputados em 2014.