Manoel está suspenso preventivamente (Foto: Mailson Santana - FFC)

Por meio de uma nota oficial, o Fluminense anunciou que o zagueiro Manoel está suspenso de forma provisória pela Conmebol por conta de uma irregularidade no exame antidoping realizado após a partida contra o River Plate (ARG), no dia 2 de maio, pela Libertadores.

Foi encontrada no exame do atleta uma substância chamada ostarina, que foi a mesma que resultou na suspensão da jogadora Tandara, da Seleção brasileira de vôlei, e que acabou tendo que ser cortada dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

 
 
 

Suspenso preventivamente, Manoel não pode sequer treinar com o Fluminense até que o caso seja julgado. Confira mais detalhes sobre a substância:

A Ostarina é um modulador hormonal que atua, principalmente, no aumento de massa muscular. A substância, segundo a nota da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), pertence à categoria “S1.2 Agentes Anabolizantes – Outros Agentes Anabolizantes – SARMs da Lista de substâncias e métodos proibidos da AMA-WADA” – sigla da Agência Muncial Antidoping. Desde 2008, ela é considerada doping em uso fora e dentro das competições. A sigla SARM significa Selective Androgen Receptor Modulator, um modulador seletivo de receptores androgênicos. Funciona de forma semelhante aos esteroides anabolizantes, mas com menos efeitos colaterais.