O Fluminense vive momento turbulento e a pausa de dez dias nas competições para a Data-Fifa ganha ainda mais importância para o Tricolor. O portal ge levantou e avaliou os pontos a serem trabalhados pelo técnico Fernando Diniz e sua comissão no período, além da diretoria com foco no Maracanã. Confira:
Folga
O Fluminense deve dar dois dias de folga para o elenco se recuperar física e mentalmente da maratona e retornar aos trabalhos na quarta-feira no CT Carlos Castilho. O clube ainda não divulgou a programação, mas a tendência é que os treinamentos continuem sendo predominantemente pela manhã até a terça-feira do dia 20, véspera do jogo contra o Atlético-MG no Maracanã.
Recuperação de atletas
O time chega para a sua “intertemporada” com quatro titulares machucados: Alexsander, Marcelo, Ganso e Nino.
Alexsander e Marcelo já estão em transição após as lesões sofridas. O volante mostrou estar praticamente recuperado da contusão no joelho esquerdo ao postar um vídeo chutando várias bolas de canhota no treino da semana passada. Já o lateral-esquerdo, livre das dores na panturrilha, voltou a treinar em campo com o grupo. A tendência é que ambos estejam disponíveis contra o Atlético-MG.
Ganso virou desfalque de última hora para o jogo contra o Goiás no domingo. O clube informou posteriormente que o camisa 10 se apresentou com dores no pé esquerdo na última sexta-feira, passou por exame de imagem e teve detectado um edema no local. Mas por ser uma lesão leve, o meia não preocupa e também deve ser opção contra o Galo.
Por outro lado, Nino, que sentiu a coxa direita no segundo tempo contra o Goiás e saiu de campo chorando, ainda precisa ser reavaliado para saber a gravidade do problema. O zagueiro corre sério risco de inclusive ficar fora da Seleção após ter sido convocado pela primeira vez na carreira.
Entrosamento
Nos sete dias de treino, Diniz precisará corrigir as falhas defensivas do time e tentar fazer voltar as grandes atuações. O período vai ser ideal para reencaixar Keno na equipe depois de mais de um mês fora de combate, assim como Alexsander. Lelê, que foi bem contra o Goiás, também é opção.
Só que Diniz não terá força máxima nos treinos. Além da questão dos lesionados, Nino, André e Arias foram convocados por suas seleções e perderão toda a “intertemporada”. O trio só retornará no dia 21, data do jogo contra o Atlético-MG, ou seja, há chance de não jogar. Neste cenário, o técnico terá que usar o período para buscar três substitutos.
Gramado do Maracanã
Na gestão conjunta do Maracanã ao lado do Flamengo, a ideia é utilizar o período para descansar o gramado. As mudanças já começaram na última sexta-feira, com a aplicação de sementes de inverno para balancear o crescimento reduzido da grama atual.
Agora, a empresa que presta o serviço do campo irá monitorar a grama nas próximas semanas. O tempo de paralisação é considerado adequado dentro do possível no calendário do futebol brasileiro. A expectativa é que o intervalo seja favorável para a melhora da grama, alvo de críticas recentes.