(Foto: Divulgação - FFC)

A mesatenista paralímpica tricolor Sophia Kelmer, atual vice-líder do ranking mundial sub-23 e oitava colocada no ranking mundial adulto, com apenas 15 anos, obteve grande desempenho nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens e fechou a competição com duas medalhas de ouro e uma de prata. Nas disputas, realizadas entre os dias 3 e 5 de junho, em Bogotá, na Colômbia, o topo do pódio foi garantido nas categorias individual classe 8 e duplas femininas. A segunda colocação veio nas duplas mistas.

Na classe 8, a paratleta superou a guatemalteca Anaili Arreola, a venezuelana Charley Ramírez e a colombiana Manuela Mazuera até chegar à final contra a brasileira Lethicia Lacerda. Valendo o ouro, a tricolor venceu por 3 sets a 0, parciais 11×3, 11×7 e 11×4. Sophia não perdeu nenhum set ao longo de toda a campanha.

Lado a lado, porém, as duas subiram juntas ao topo do pódio. Na decisão, elas superaram a brasileira Karina Moura e a chilena Joseline Yevenes, por 3 sets a 1, parciais 11/6, 8/11, 11/4 e 11/9. Nas duplas mistas, a prata da tricolor foi garantida ao lado de Gabriel Antunes. Além destas conquistas, Sophia também foi escolhida como uma das porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura do torneio.