(Foto: Mailson Santana - FFC)

O Fluminense abriu uma gordura importante com três vitórias em seus três jogos iniciais pela Copa Libertadores da América. Depois da goleada por 5 a 1 imposta sobre o River Plate (ARG), no Maracanã, com show de Cano, Árias e Ganso, os comandados de Fernando Diniz chegaram aos nove pontos. Todas outras equipes da chave somam três pontos. Sendo assim, o Fluminense pode já garantir a classificação e o primeiro lugar do grupo já na próxima rodada.

Para isso, basta uma combinação simples de resultados. Para tal, basta vencer o The Strongest (BOL), fora de casa, na altitude de La Paz, e torcer por um empate entre Sporting Cristal (PER) e o River, em Lima.

 
 
 

Caso o cenário supracitado ocorra, o Tricolor das Laranjeiras chegaria aos 12 pontos, enquanto o Sporting Cristal e o River Plate ficariam com quatro, tendo apenas mais seis pontos (duas rodadas) em disputa.

Vale destacar que a vitória sobre os bolivianos, por si só, sacramenta a classificação do Time de Guerreiros às oitavas de finais da Libertadores. Se sair um vencedor do confronto entre os argentinos e os peruanos, a configuração do grupo ficaria com 12 pontos para o Flu e o segundo colocado teria seis pontos, mantendo o terceiro com apenas três.

Até num contexto ruim, perdendo os seus dois jogos fora de casa (The Strongest e River), os comandados de Diniz chegariam na última rodada dependendo apenas de si. Em outras palavras, na hipótese mais negativa, o Tricolor chegaria na última rodada empatado com nove pontos ao lado de River e The Strongest. Por isso mesmo, a goleada ante aos argentinos, fazendo saldo, é outro fator importante.

O Fluminense, até aqui, é o único time que conquistou três vitórias em três jogos nesta edição da Libertadores, o que pode fazer diferença na fase de mata-mata, já que o time em melhor posição decide as partidas em casa.