Em nota oficial publicada nesta sexta-feira, o Fluminense endossou o comunicado publicado pelo Vasco também no mesmo dia sobre a paz no esporte e o fim dos discursos de ódio entre as torcidas nas redes sociais. A ação visa atenuar os ânimos para o clássico marcado para o dia 6 de maio, no próximo fim de semana.
Veja o texto na íntegra:
“O Fluminense FC endossa a nota emitida pelo Vasco da Gama e reitera à sua torcida o pedido para que cessem imediatamente quaisquer manifestações que extrapolem a rivalidade sadia, especialmente aquelas que reproduzam discursos de ódio e busquem incitar qualquer tipo de hostilidade entre as instituições e suas torcidas. As discussões entre os clubes a respeito de seus posicionamentos e divergências serão travadas nos foros adequados e de lá não devem se afastar.
A posição institucional do clube a respeito da gestão e utilização do Estádio do Maracanã é fundamentada exclusivamente nos aspectos eminentemente técnicos que permeiam o tema. Ainda que seja perfeitamente natural que tais manifestações provoquem divergências e debates, é fundamental reafirmar que o Fluminense nunca deixará de dispensar tratamento respeitoso e condizente com a dignidade e tradições históricas de qualquer clube rival.
O Fluminense insiste que nada é mais importante do que a paz no futebol. Sem um ambiente pacífico nos estádios, teremos arquibancadas vazias e um espetáculo sem brilho. E todo o resto perde o sentido“.