O Campeonato Brasileiro começa no próximo sábado. O Fluminense, que estreia diante do América-MG, sábado, às 16h, no Independência, é o clube com mais artilheiros na era dos pontos corridos, iniciada em 2003. Desde então, o Tricolor teve cinco vezes o principal goleador da competição.
Atrás do Fluminense vêm o Santos, com quatro, e o Atlético-MG, com três artilheiros. Quem abriu os atrabalhos para o Tricolor foi Washington. Na edição de 2008, ele marcou 21 gols e terminou empatado com Kleber Pereira, do Santos, e Keirrison, do Coritiba.
Em 2012 Fred fez barba, cabelo e bigode. Campeão e craque da competição, Fred ainda foi artilheiro do Campeonato Brasileiro com 20 gols. Dois anos mais tarde, o ex-camisa 9 tricolor balançou as redes dos adversários em 18 oportunidades e repetiu a dose no que diz respeito à artilheria.
Depois de Fred, o próximo artilheiro de Brasileirão pelo Fluminense foi Henrique Dourado. Em 2017, o Ceifador, assim com Jô, do Corinthians, mandou 18 bolas no barbante durante a competição.
Já no ano passado o artilheiro foi Germán Cano. O argentino fez 26 gols e foi um dos principais destaques, senão o principal, do Fluminense, que terminou na terceira colocação do Brasileiro.