Finalista do Campeonato Carioca, o Fluminense emprestou 16 jogadores na temporada atual. O portal ge fez uma análise de como cada um deles se saiu até o momento. Já de volta após a disputa do Paulista com a Ferroviária, John Kennedy, apesar do rebaixamento da equipe, foi o destaque. Confira a avaliação dos emprestados pelo Tricolor:
John Kennedy – Ferroviária-SP
Dos jogadores emprestados, John Kennedy foi quem se saiu melhor até agora. Emprestado para a Ferroviária para a disputa do Campeonato Paulista, o atacante não conseguiu evitar a queda da equipe para a segunda divisão estadual, mesmo tendo marcado seis dos 11 gols da equipe no Estadual. Ele foi o terceiro maior artilheiro da primeira fase da competição. Agora, volta a buscar espaço no Fluminense, tanto que já foi citado por Fernando Diniz em coletiva e relacionado para o segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Volta Redonda, mas não entrou em campo.
Já voltou ao Fluminense e tem contrato até 31 de dezembro de 2025.
Caio Paulista – São Paulo
O atacante, que muitas vezes jogou como lateral-esquerdo no Fluminense, tem contrato com o São Paulo até o fim deste ano. No tricolor paulista, foi titular em cinco dos nove jogos que tem com a camisa da equipe e tem um gol marcado: o primeiro na goleada por 5 a 1 em cima da Inter de Limeira. Por lá, tem atuado mais como lateral. A goleada em cima da Inter de Limeira foi a única partida em que ele atuou os 90 minutos.
Contrato com o São Paulo até 31 de dezembro de 2023
Calegari – Los Angeles Galaxy-EUA
Volante de origem e lateral-direito na maioria das vezes que atuou pelo Fluminense, Lucas Calegari estreou no último sábado pelo Los Angeles Galaxy, no empate em 0 a 0 com o Portland Timbers, pela quarta rodada da MLS. Ele foi titular logo na primeira partida pela equipe americana, apesar de já ter sido relacionado para o jogo anterior.
Contrato com o Los Angeles Galaxy até 31 de dezembro de 2023
Cipriano e Jhonny – Red Bull Bragantino B
Com o fim do projeto Sub-23 do Fluminense, o clube deixou de ter espaço para jogadores que estourassem a idade do Sub-20, mas que ainda não fossem aproveitados pelo elenco principal. É o caso de Cipriano e Jhonny. Eles foram emprestados para o time do Bragantino, que tem esse projeto e a ideia é que peguem mais experiência. O zagueiro atuou apenas em quatro jogos, enquanto o lateral-direito esteve presente em 13 partidas. Todos os jogos foram pelo Paulista A3, competição que o Bragantino B não avançou para a segunda fase.
Contrato com o Bragantino até 2 de julho de 2023 (Cipriano) e 31 de maio de 2023 (Jhonny).
Cristiano – Chapecoense
Outro lateral que não deixou saudades na torcida do Fluminense, Cristiano jogou quatro vezes pela Chapecoense e ainda não venceu. Ele foi titular nos últimos três jogos, todos contra o Barra, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense e também pelas quartas de final da competição. A Chape foi eliminada pelo Barra, depois de terminar a primeira fase em segundo lugar. Na estreia, dois dias depois de ser anunciado, entrou no segundo tempo do empate em 0 a 0 com o Brusque. Agora, aguarda o início da Série B, já que a Chape foi eliminada da Copa do Brasil na primeira fase.
Contrato com a Chapecoense até 31 de dezembro 2023
Davi Alves, Edinho e Gabryel Martins – Bangu
O trio estava emprestado para o Bangu para a disputa do Campeonato Carioca. O zagueiro Davi Alves sofreu uma lesão no fim de janeiro e rompeu os ligamentos do joelho. Por isso, jogou apenas as duas primeiras rodadas do Estadual. O meia Edinho, por sua vez, foi titular em nove dos 11 jogos da equipe e deu duas assistências. Já o atacante Gabryel Martins também jogou nove vezes, mas foi titular em três partidas e entrou nas outras seis, mas não marcou nenhum gol e nem deu assistência. Eles já retornaram ao Flu.
Já voltaram ao Fluminense e têm contrato até 31 de dezembro de 2023.
David Duarte e Marcos Felipe
Depois de ter atuado apenas 11 partidas pelo Fluminense no ano passado, o zagueiro já está perto de alcançar esse número. Apesar de não ser titular na maioria dos jogos do Bahia, David Duarte entrou em campo oito vezes na temporada e começou jogando em metade deles.
Já Marcos Felipe é titular quase absoluto do Bahia. Dos 21 jogos da equipe até agora, ele só não jogou três. Se tem sido mais titular, também vem sofrendo, tanto que já levou 22 gols no ano. Apesar de estar na final do Campeonato Baiano e na terceira fase da Copa do Brasil, o Bahia foi eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste.
Contrato de ambos com o Bahia vai até 31 de dezembro de 2023
David José – Ipatinga
O meia de 20 anos está emprestado ao clube mineiro neste início de ano, para a disputa do Estadual. O Ipatinga foi o lanterna do Grupo C e David José atuou três vezes. A única vez em que foi titular foi na última rodada da primeira fase, quando o time perdeu por 2 a 0 para o Athletic. A única participação em gol que teve foi uma assistência para o primeiro gol da vitória por 2 a 1 em cima da Patrocinense.
Contrato com o Ipatinga vai até 11 de abril de 2023.
Deivisson – Azuriz
O atacante, que ainda não atuou pelo profissional do Fluminense, jogou três partidas pelo Azuriz no Campeonato Paranaense e não participou diretamente de nenhum gol. A equipe ficou a um ponto de se classificar para as quartas de final do Estadual.
Já retornou ao Fluminense e tem contrato até 31 de dezembro de 2023.
Luan Brito – Porto-POR
O atacante está no time B do Porto e já tem um gol marcado, mesmo sem ter sido titular da equipe ainda. Com seis jogos disputados pela segunda divisão portuguesa, ele marcou o único gol pelo Porto logo na segunda partida. O desempenho do time, porém, não tem sido dos melhores, já que foram quatro derrotas, um empate e uma vitória nos jogos que entrou. O Porto B ocupa, atualmente a sexta colocação da segunda divisão portuguesa. Por lá, mesmo quando o time de aspirantes de uma das maiores equipes do país termina o campeonato entre os três primeiros ela não pode subir de divisão.
Contrato com o Porto vai até 30 de junho de 2023.
Nascimento – Ituano
Nascimento teve pouco espaço no Ituano. Emprestado para a disputa do Campeonato Paulista, ele entrou apenas nos minutos finais de duas partidas da equipe no Estadual. A mais recente delas foi na semifinal da competição, quando o time perdeu para o Palmeiras e foi eliminado do Paulistão. Pelo Flu, jogou três partidas entre 2020 e 2021. Ano passado esteve emprestado para Bangu e Náutico.
Contrato com o Ituano vai até 15 de abril de 2023.
Nathan – Náutico
Nathan tem sido quase um 12º homem de Dado Cavalcanti. O volante esteve em campo 15 vezes pelo Náutico neste ano e já tem quase o mesmo número de jogos que teve pelo Sub-20 do Fluminense em 2022: 20. Titular em três partidas, ele entrou no decorrer dos jogos em outras 12 oportunidades. Mesmo não sendo um dos homens da frente da equipe pernambucana, já até marcou um gol, na vitória por 2 a 1 em cima do Vila Nova, pela segunda fase da Copa do Brasil.
Contrato com o Náutico vai até 14 de novembro de 2023.
Samuel Granada – Juventude
O centroavante teve pouco espaço no Juventude de Adaílton Bolzan. Samuel jogou apenas uma vez no Campeonato Gaúcho, quando entrou aos 29 minutos do segundo tempo na vitória por 1 a 0 em cima do Brasil de Pelotas. Foi a única oportunidade que teve na equipe que não se classificou para as semifinais do Estadual.
Contrato com o Juventude vai até 30 de novembro de 2023.
Thiago Gonçalves – Figueirense
Thiago é outro jogador que não teve tanto espaço no time que está emprestado. Pelo Figueirense, atuou quatro vezes, todas pela primeira fase do Campeonato Catarinense, que o time se classificou em oitavo lugar e foi eliminado nas quartas de final pelo Hercílio Luz. Ele é revelado pelo Atlético Tubarão, de Santa Catarina, e ainda não atuou profissionalmente pelo Flu, apesar de ter sido titular do Sub-20 tricolor na temporada 2021.
Contrato com o Figueirense vai até 30 de novembro de 2023.
Wallace – ABC
O volante tem sido pouco aproveitado na equipe potiguar. Ele entrou apenas em um jogo, pela Copa do Nordeste, quando o ABC já estava ganhando do Fluminense-PI por 3 a 0. Pelo Flu, ele já tem dois jogos como profissional, em 2021, mas não se firmou e foi emprestado no ano seguinte para o CRB, onde participou de 14 partidas.
Contrato com o ABC vai até 30 de novembro de 2023.
Willian Bigode – Athletico-PR
Jogador mais recente a sair do Fluminense, Willian Bigode ainda não estreou pelo Athletico-PR. O experiente atacante pediu para ser negociado com o clube paranaense que já havia atuado no início da carreira. O empréstimo para o Furacão se deu no meio da polêmica das criptomoedas que Scarpa e Mayke, ex-companheiros de Palmeiras, acusam a empresa dele de participar de um esquema fraudulento.
Contrato com o Athletico-PR vai até 31 de dezembro de 2023.