Os esportes eletrônicos, ou e-sports, viraram um alto foco de atenção nos últimos tempos onde profissionais e torneios competitivos vão assistindo a um crescimento do conceito de e-sports e em especial nos esportes.
Embora o formato de e-sports moderno aproveite a potencialidade das novas tecnologias e se apresenta como muito sofisticado, um longo caminho foi percorrido desde suas origens até à atualidade. Como acontece em todo o entretenimento, muitos dos segmentos vão aproveitando a tecnologia para se desenvolver e oferecer aos jogadores e espectadores novas abordagens para uma experiência mais completa.
A introdução de plataformas dedicadas ao streaming vieram impulsionar ainda mais o entretenimento de várias formas.
Primeiro, os e-sports conseguem dar uma oportunidade a todos os jogadores de criarem o seu próprio conteúdo. Segundo, novos tipos de jogos vão surgindo em e-sports como jogos presentes em Mr Bet cassino brasil que vão originando novos torneios. Terceiro, novos formatos como os jogos mobile vão entrando em cena acompanhando as tendências de tecnologia.
Descubra como os e-sports atuais conseguem ocupar estádios com milhares de espectadores e equipes competem por prêmios de milhões de dólares.
Os primeiros passos dos e-sports
O primeiro evento com formato semelhante a um torneio de e-sports foi em 1972, no campus da Universidade de Stanford, onde alguns alunos se reuniram para realizar um torneio de Spacewar – o clássico jogo onde os jogadores combatiam com naves espaciais.
Desde essa altura, as máquinas fliperama e as máquinas de arcade da Atari, Nintendo e SEGA iam permitindo a competição contra outros jogadores em eventos de competição televisados onde muitas estrelas, incluindo atletas esportivos famosos eram convidados de honra.
A grande mudança aconteceu com a chegada da internet de alta velocidade mais acessível a todos, ela foi o ponto de partida para os esportes eletrônicos internacionais. Dessa forma, os jogadores que competiam em seus favoritos conseguiam subir de nível até se qualificarem, ou no caso do FIFA, competindo e subindo nas várias ligas de jogo online.
Isso permitiu a todos os jogadores terem a oportunidade de competir em qualquer parte do mundo com apenas o jogo e acesso à internet.
A evolução dos e-sports competitivos
Na década de 2010, surgiram várias organizações de e-sports, permitindo que os entusiastas fizessem dos jogos profissionais um trabalho a tempo integral com patrocínios e salários de equipes onde eles competem para ganhar prêmios em dinheiro.
À medida que o entretenimento cresceu e o mercado de consolas e jogos se tornaram muito mais acessíveis ao público em geral, o desenvolvimento dos e-sports começou a ganhar forma.
Plataformas como o YouTube e o Twitch começaram a se destacar nos videogames e formando o conceito de e-sports tal como ele é hoje. Foi também nessas plataformas que os jogadores conseguiam explorar novos jogos e seguir seus canais e jogadores favoritos. A partir desse ponto, equipes e jogadores patrocinados se tornaram uma realidade – tal como acontece nos esportes.
Foco dos e-sports nos esportes
O crescimento da competição em e-sports naturalmente levou a partidas de torneios mais espetaculares, especialmente nos esportes.
Os entusiastas de um esporte conseguiam não só jogar seus favoritos, mas também seguir os campeões de um determinado jogo. Essa foi a etapa mais importante no crescimento dos e-sports quando os próprios desenvolvedores de jogos passaram a promover competições online e assim qualificar os melhores jogadores do mundo.
No mundo dos esportes o futebol é conhecido como um dos esportes mais praticados e sem surpresa, em e-sports o título mais popular é o FIFA. No entanto, jogos atuais de NBA, de futebol americano, de hóquei no gelo, esportes motorizados e muitos mais apresentam torneios internacionais onde os melhores jogadores competem em frente a uma audiência completa.
A presença de jogos esportivos nos e-sports traz uma nova abordagem competitiva a cada esporte, onde as equipes são representadas por jogadores e-sports.
Expectativas futuras para os e-sports
Com o crescimento da indústria de e-sports e o acompanhamento da tecnologia atual, existem várias tendências que vão marcar o futuro dos games. Para além de mais eventos, mais jogadores e equipes, é também esperado que a cobertura mainstream aumente para mais audiências.
As melhorias na tecnologia vão aumentar a acessibilidade aos fãs e explorar novos formatos interativos de conteúdo para tornar uma melhor experiência de e-sports. Quantos aos esportes, é esperado uma maior integração dos esportes do mundo real com os de e-sports com o objetivo de manter uma base de seguidores em ambos.
O crescimento dos e-sports permitiu aos entusiastas seguir de perto seus times e jogadores favoritos. A capacidade de desenvolver um formato virtual baseado em competições de games veio reformular os esportes, apresentando a integração de entretenimento e tecnologias em atividades esportivas onde os seguidores vivenciam ainda mais cada esporte.