Fred se lesiona, na derrota para o Santos por 2 a 0, no Maracanã, e desfalca o Flu pelo restante da temporada
Fred se lesiona, na derrota para o Santos por 2 a 0, no Maracanã, e desfalca o Flu pelo restante da temporada

Julho

Após a eliminação na Libertadores da América, no mês anterior, o abatimento pareceu ter tomado conta dos jogadores. Sem conseguir emplacar um resultado positivo, apesar de chegar a fazer algumas boas partidas, o Flu amargou cinco derrotas consecutivas. Por conta desse retrospecto, Abel Braga foi demitido, mesmo tendo o apoio de jogadores. O técnico deixou o Tricolor na 17ª colocação, com nove pontos em nove partidas.

 
 
 

Das derrotas neste mês, duas foram em clássicos regionais, contra o Vasco, por 3 a 1, e, também, diante do Botafogo, por 1 a 0. Ambos os duelos aconteceram no Maracanã. Antes do fechamento do mês, Vanderlei Luxemburgo foi confirmado para assumir o Tricolor, apesar das polêmicas em torno do seu nome, sobretudo devido ao passado flamenguista e poucas conquistas nos últimos anos. No dia 31 de julho, o técnico estreou com vitória, frente ao Cruzeiro, encerrando o incômodo jejum.

Agosto

Nas duas partidas seguintes ao Cruzeiro, o Tricolor apenas ficou no empate, diante do Vitória e da Ponte Preta. No Fla-Flu, logo depois, mais uma derrota em clássico nacional. Luxemburgo implementava muitas mudanças na equipe, promovendo garotos da base e fazendo improvisos, o que, na época, chegou a incomodar alguns atletas.

Paralelo ao Campeonato Brasileiro, o Time de Guerreiros estreava na Copa do Brasil, diante do Goiás, no Maracanã. Com uma atuação pouco convincente, mas efetiva, os comandados de Luxemburgo triunfaram sobre os goianos por 1 a 0.

No fim do mês, depois de acumular mais duas derrotas, para Santos e São Paulo, um balde d’água fria para as pretensões do clube: Fred sofre séria lesão, na partida diante do Peixe, a qual o tiraria dos gramados pelo resto da temporada.

 


Sem comentários