Algoz do Volta Redonda na final do Campeonato Carioca de 2005, Antônio Carlos está confiante que o Fluminense inverterá novamente a vantagem conquistada pelo adversário na ida do duelo. Naquele ano, o zagueiro tricolor fez o gol do título estadual, já aos 47 minutos do segundo tempo. O Flu ganhou o jogo por 3 a 1 (se ficasse 2 a 1 iria para os pênaltis, pois o Voltaço havia vencido a ida por 4 a 3). Ao recordar, o ex-jogador não tem a menor dúvida ao afirmar que foi o gol mais importante de sua carreira.
— Sim, foi o mais importante. Eu fui num programa há duas ou três semanas e me perguntaram qual tinha sido o meu gol mais importante. Eu falei que foi esse porque para um zagueiro fazer gol de título é difícil. Um gol que me projetou bastante, deu tranquilidade para depois pensar se ia ficar no Fluminense ou sair. Acabou que fui embora, mas depois queria ter ficado. Então são coisas que para mim têm um peso muito especial. O pessoal lembra até mais desse gol do que dos outros que eu fiz. “Ah, pô, você só tem aquele gol lá”. E eu digo: “Fiz gol para caramba, e você falando que só tenho um” (risos). Mas, claro, aquele foi o da final. Fico muito grato de estar na hora certa e no momento certo. Tenho um quadro aqui em casa do tamanho da parede do momento certinho da cabeçada. Guardo com muito carinho mesmo – disse em entrevista ao site ge.
Entre 2003 e 2015, Antônio Carlos teve duas passagens pelo Fluminense. Na soma das duas, fez 110 jogos e 12 gols pelo Tricolor.