(Foto: Marina Garcia - FFC)

A Fifa revelou nesta terça-feira, segundo reportagem do site ge, que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vagas no novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025. Assim sendo, o Fluminense tem duas chances para garantir uma vaga. Precisa vencer a Libertadores deste ou do próximo ano.

Dois brasileiros já estão assegurados. Casos do Palmeiras e Flamengo, campeões da Libertadores em 2021 e 2022, respectivamente. A Conmebol terá direito a seis vagas.

 
 
 

Os dois já garantidos se juntarão aos próximos dois futuros campeões. Ainda não está definido qual será o critério para as duas vagas restantes ou se houver repetição nos vencedores, mas a tendência é que seja utilizado o ranking da Conmebol.

No que diz respeito à Uefa, os classificados serão os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2025. Desta maneira, já estão confirmados na competição o Chelsea (ING), campeão de 2021, e Real Madrid (ESP), vencedor em 2022. O critério para as vagas restantes é o mesmo da Conmebol, mas não poderá haver mais de dois representantes por país.

O ranking para o preenchimento de vagas levará em consideração apenas o período entre 2021 e 2024. Desempenho histórico não contará. Saiba como será a divisão de vagas por federações continentais:

AFC (Ásia): 4
CAF (África): 4
Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
Conmebol: 6 (América do Sul)
OFC (Oceania): 1
Uefa (Europa): 12
País-sede do torneio: 1

A sede da competição ainda não foi definida, mas o novo Mundial será disputado como a Copa, de quatro em quatro anos.

O próximo Mundial será disputado no formato atual, com sete participantes. A Arábia Saudita sediará a edição de 2023.