Por conta das posições na tabela, o Fla-Flu desta noite, no Maracanã, virou uma final de Taça Guanabara. O Flamengo chega com a liderança na última rodada com 23 pontos. Atrás, o Fluminense soma 22 e tem de vencer. Para isso, conta com o técnico Fernando Diniz e seu bom retrospecto contra o rival nos últimos três anos.
De 2020 para cá, o treinador enfrentou o Flamengo em seis oportunidades. Venceu quatro e perdeu duas. O aproveitamento, conforme mostra reportagem do site ge, é de 66%. No encontro mais recente, pelo Brasileiro de 2022, levou o Fluminense à vitória de 2 a 1.
– Esses números representam dois bons trabalhos do Fernando, tanto no São Paulo, em 2020, quanto no Fluminense, atualmente. Ele venceu porque conseguiu montar dois times fortes, esse é o ponto fundamental. No São Paulo, além da qualidade do trabalho, também pegou um Flamengo desestruturado. Primeiro com Dome, que não conseguiu acertar a equipe. E na Copa do Brasil era o início do Rogério Ceni. Foi capaz de equilibrar duelos em que tinha menos valores individuais, mas com trabalho coletivo conseguiu fazer ótimos confrontos – avalia o comentarista Carlos Eduardo Mansur.
Confira o retrospecto recente dos duelos entre Fernando Diniz e o Flamengo: