O Fluminense encara o Flamengo nesta quarta-feira, às 21h10, no Maracanã, pela 11ª rodada do Campeonato Carioca. A partida vale o título da Taça Guanabara, mas não apenas isso. Pode valer também a vantagem dos dois resultados iguais na semifinal.
No caso do Tricolor, só a vitória interessa para a conquista do troféu. Empate ou derrota favorecem ao rival, que mantém a primeira colocação e fatura o caneco. Dependendo dos resultados e da posição no G4, a configuração das semifinais pode mudar. Veja cada cenário:
Vitória do Fluminense
Com o resultado positivo, o Tricolor fica em 1º lugar, conquista a Taça Guanabara e enfrentará o 4º colocado na semifinal com a vantagem dos dois resultados iguais. Existe uma grande chance que o Volta Redonda, que enfrenta o Boavista, seja o último colocado do G4, mas essa vaga pode ficar também com Vasco ou Botafogo, que enfrentam Bangu e Portuguesa, respectivamente.
Empate
Caso o Fla-Flu termine empatado, o Fluminense pode se manter em 2º lugar ou cair para a 3ª colocação. Vai depender do resultado do Vasco, que joga na quinta. O Cruzmaltino teria que vencer o Bangu e tirar uma diferença de três gols de saldo para ultrapassar o Tricolor. Nesse caso, o Flu poderia pegar o Vasco na semifinal, com o rival tendo a vantagem dos dois resultados iguais.
Derrota do Fluminense
Neste cenário, o Fluminense perde o título da Taça Guanabara, pode ser ultrapassado pelo Vasco caso o rival vença o Bangu por um placar simples e ainda pode perder posição até para o Volta Redonda. O Voltaço teria que tirar também três gols de saldo. Há uma chance pequena do Flu ficar fora da semi, mas o Botafogo teria que golear a Portuguesa e tirar sete gols de diferença.
Conclusão
Para o Tricolor, o melhor resultado seria, claro, a vitória. Além de ser campeão, manteria a vantagem e poderia pegar um adversário de menos tradição na semifinal. O empate poderá fazer o Flu perder a vantagem dos dois resultados na semifinal e encarar um clássico contra o Vasco. Já a derrota, seria o pior cenário possível, com o Flu podendo pegar até mesmo o Fla na semi, se passar em 4º lugar.