(Foto: Mailson Santana - FFC)

Terceiro colocado na Taça Guanabara, o Fluminense volta a campo pela competição neste sábado, diante da Portuguesa, no Maracanã, pela nona rodada da competição. O Tricolor tem 16 pontos no Campeonato Carioca, mesma pontuação do Botafogo, segundo colocado. O rival, no entanto, leva vantagem no critério de gols pró (11 a 10 – estão empatados em saldo com sete cada). O Flamengo lidera, com 20, e o Vasco fecha o G4, com 14. A Lusa, por sua vez, é nona, com nove. No duelo particular, o Flu leva grande vantagem.

Assim, pode-se deduzir que o Fluminense é grande favorito para o duelo desta tarde. Os tricolores têm ainda a possibilidade de apostar através da patrocinadora master do Flu, Betano.

 
 
 

No total, Fluminense e Portuguesa já se enfrentaram 79 vezes na história, com 62 vitórias tricolores, dez empates e sete do time da Ilha do Governador. O Tricolor fez 191 gols e sofreu 42.

Além disso, o Flu ainda defende uma invencibilidade de três jogos. O último revés frente a Portuguesa foi pelo Carioca de 2021, quando o Tricolor foi a campo com a equipe sub-23 e levou de 3 a 0.

De lá para cá, houve um empate e o Fluminense venceu os dois confrontos seguintes. No encontro mais recente, o Flu fez 1 a 0 na Portuguesa, pelo Carioca do ano passado, com gol de Germán Cano. Em 2022, vale lembrar, o Fluzão se sagrou campeão estadual.

Para a partida deste sábado, o técnico Fernando Diniz não contará com o zagueiro Manoel, em recuperação de cirurgia no joelho direito, e Jorge, que terá de operar o mesmo joelho. Em contrapartida, conta com o retorno de Paulo Henrique Ganso. O meia ficou fora do clássico contra o Vasco (vencido pelo Fluzão por 2 a 0) em virtude de dores na coxa direita.

Outro “reforço” é Alexsander. O volante volta depois de conquistar o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira da categoria na Colômbia. Ele deve atuar como lateral esquerdo já que Jorge talez nem atue mais em 2023 e Cris Silva, que segue treinando separadamente do elenco, não faz parte dos planos do treinador tricolor. Guga seria outra opção, mas Diniz preferiu tê-lo como alternativa para o segundo tempo. Confira os dados da sequência invicta do Fluminense sobre a Portuguesa:

Fluminense 1 x 0 Portuguesa – 13/02/2022 – Engenhão – Gol de Germán Cano
Fluminense 3 x 1 Portuguesa – 09/05/2021 – Maracanã – Gols de Yago Felipe, Gabriel Teixeira e Kayky
Portuguesa 1 x 1 Fluminense – 02/05/2021 – Luso Brasileiro – Gol de Abel Hernández