Titular em toda a campanha vitoriosa do Brasil no Sul-Americano sub-20 na Colômbia, Alexsander atuou mais avançado na competição. Volante de origem, o jogador do Fluminense foi um terceiro homem de meio de campo. Em entrevista ao ge, falou sobre a experiência.
— Foi bem diferente. O Ramon (Menezes, técnico da seleção brasileira sub-20) tinha conversado comigo, também perguntou se teria algum problema e eu falei que não, era de boa. Nos treinamentos na Granja eu acabei indo bem, fiz dois gols na preparação e acabou que eu me adaptei bem. Ele falou que estava tranquilo, também, e a gente alinhou certinho. Fui para o Sul-Americano nessa posição, consegui me adaptar bem e conseguimos sair com o título – disse.
Pelo Fluminense, Alexsander foi aproveitado na reta final do Brasileiro de 2022 como lateral-esquerdo e finalizou a temporada como titular. Após a disputa do Sul-Americano, no qual foi campeão com a seleção, volta a ficar disponível para o técnico Fernando Diniz. No sábado, já poderá ser aproveitado diante da Portuguesa, no Maracanã, pela nona rodada da Taça Guanabara.