A série de julgamentos que decidirá o futuro do Campeonato Brasileiro de 2013 acontecerá nesta sexta-feira. A partir das 11h, Portuguesa, Flamengo, Vasco e Cruzeiro saberão seus destinos. Apenas a equipe mineira não corre o risco de perder o que conquistou: o título nacional.
Os casos de maior expectativa são os de Portuguesa e Flamengo. Os dois clubes foram punidos com a perda de quatro pontos no último dia 8, em decisão que resultou na queda da Lusa para a Série B, no lugar do Fluminense.
O julgamento do Vasco diz respeito ao pedido de impugnação da partida contra o Atlético-PR, pela última rodada do Brasileirão, em Joinville. O argumento dos cariocas é de que o jogo não tinha condições de ser retomado por causa da briga entre torcedores na arquibancada e que o tempo de paralisação excedeu os 60 minutos previstos no regulamento.
O Cruzeiro será julgado por ter relacionado o goleiro Elisson na partida contra o Vasco, pela 36ª rodada. O campeão brasileiro foi absolvido em primeira instância e, mesmo que seja punido no Pleno com perda de três pontos, não perderá o título – já que ficou 11 pontos à frente do Grêmio, segundo colocado. Elisson estaria sem contrato válido com o Cruzeiro na época do jogo.