(Foto: Rafael Ribeiro - CBF)

Aconteceu na última terça-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro. No encontro da entidade com os clubes participantes, ficaram definidas as diretrizes para a competição em 2023. Haverá novidades, como a paralisação do torneio nas datas Fifa e a nova linha do VAR, garantindo, segundo a entidade, maior margem de segurança na revisão do impedimento.

Houve ainda a liberação para o aumento de jogadores estrangeiros utilizados por partida. Até o ano passado, cada time poderia ter cinco relacionados num jogo. Agora são sete. O Fluminense conta com quatro em seu elenco: o meia uruguaio Michel Araujo, o meia-atacante colombiano Jhon Arias, o atacante argentino Germán Cano e Alan, brasileiro, mas naturalizado chinês para poder defender a seleção do país.

 
 
 

Confira as novidades e as determinações deliberadas para o Brasileirão deste ano:

DATAS FIFA

Pela primeira vez na história, o Brasileirão 2023 será paralisado durante os períodos de Data FIFA. Além dos jogos não serem realizados durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.O pleito era uma reivindicação antiga dos clubes, que foi atendida pelo Presidente Ednaldo Rodrigues no seu primeiro ano de gestão. 

– Essa é uma antiga demanda dos clubes, que a CBF finalmente vai atender. O futebol brasileiro tem de fazer o que é melhor, tanto para seus clubes quanto para a Seleção Brasileira. A intenção é valorizar nossas competições e o nosso futebol como um todo – afirmou o Presidente da CBF.

Nova linha do VAR

A tecnologia contará com uma atualização do sistema das linhas de impedimento.Na prática, o procedimento garante maior margem de segurança no processo de revisão. É o conceito de “mesma linha”. Assim, caso as linhas para definição da posição dos jogadores se sobreponham, ou seja, a linha do penúltimo defensor e do atacante estiverem sobrepostas, uma linha azul será visualizada e o atacante será considerado em posição legal. – Esse modelo de decisão vem de encontro ao que as principais ligas do mundo, como na Inglaterra, Espanha e Holanda, e a própria FIFA tem utilizado. A nova tecnologia proporciona maior justiça desportiva em situações milimétricas. Entendemos que dessa maneira as decisões dos árbitros estarão dentro das expectativas do futebol brasileiro – explica o Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.

Limite de estrangeiros 

A partir desta edição, os clubes poderão inscrever até sete jogadores de fora do país. Até o ano passado, o limite era de cinco atletas estrangeiros por clube. 

Bola da competição

A bola oficial do Brasileirão será a Nike Flight.

Sistema de disputa

Com o início marcado para o dia 15 de abril, o sistema de disputa do Brasileirão 2023 não sofreu alteração. Serão 19 datas no primeiro turno e outras 19 no returno, com a 38ª e última rodada prevista para o dia 3 de dezembro.