Vendido ao Grupo City em 2021, Metinho era uma das principais promessas do Fluminense. Natural do Congo, veio ao Brasil para tentar a sorte e sempre foi um expoente na base. Jogou apenas uma partida como profissional, no Carioca de 2021, e, em entrevista ao IG Esporte, lamentou não ter tido tempo para atuar mais vezes com a camisa tricolor.
– Foi uma pena, eu joguei tanto tempo (em Xerém) e tive tantas alegrias com essas cores na base e acabei não atuando como gostaria no profissional. Mas futebol é assim mesmo. Hoje em dia me sinto muito bem na Europa e quem sabe um dia eu volte a vestir essa camisa – contou.
Metinho, hoje com 19 anos, joga na Bélgica, pelo Lommel SK, um dos clubes administrados pelo grupo detentor do Manchester City (ING).Em 2022 vestiu as cores do Troyes (FRA), mas uma lesão logo em seu primeiro treino no clube atrapalhou seus planos, e o jogador precisou ficar afastado dos gramados por um bom tempo.
– Foi um momento bem difícil, logo no meu primeiro treino ter esse problema no ombro e acabar tendo que fazer uma cirurgia, que acabou me custando quase seis meses longe dos gramados. Passou um filme na minha cabeça, mas graças a Deus tive uma excelente recuperação – disse.
Metinho revelou uma conversa com o técnico Pep Guardiola, do City, que avisou ao brasileiro que estava de olho em seu futebol:
– Um dos melhores treinadores do mundo dizer isso com certeza é uma coisa gratificante e que motiva bastante. Mostra que meu trabalho vem dando certo e espero um dia ter a oportunidade de trabalhar com ele.
Metinho foi vendido pelo Fluminense no começo de 2021 ao Grupo City por 5 milhões de euros (R$ 32,5 milhões na cotação da época) mais bônus, em negociação que ocorreu em conjunto com a venda de Kayky para o Manchester City. O atacante, hoje no Bahia, emprestado, saiu por 10 milhões de euros (R$ 65 milhões).