Foto: Rafael Ribeiro - CBF

Na disputa do Sul-Americano Sub-20 com a Seleção brasileira, na Colômbia, o volante Alexsander deverá, em breve, estar disponível para ser opção ao técnico Fernando Diniz e voltar a campo pelo Fluminense, fazendo sua estreia pelo Tricolor em 2023. O último jogo do Brasil no torneio será neste domingo, contra o Uruguai, o que quer dizer que o atleta deve se reapresentar ao Tricolor já na semana que vem.

Dessa forma, Alexsander já deverá estar à disposição para o jogo do dia 25/02, contra a Portuguesa-RJ, no Maracanã. Com seu retorno, Diniz ganha mais uma peça para mudar o time, ou até o esquema da equipe, caso julgue necessário. Alexsander pode jogar de volante, sua posição original, ou improvisado na esquerda, na vaga de Jorge ou Calegari, que ainda não se firmaram.

 
 
 

Para utilizá-lo no meio, Diniz terá que abrir mão de um da trinca de atacantes. É provável que Keno fique no banco, como opção de velocidade para o segundo tempo, e o meio seja formado por André, Alexsander, Martinelli e Ganso, com Giovanni, Yago e Lima como opções de suplentes. Essa é uma das possibilidades, mas há outras.

Se não quiser mexer no seu trio ofensivo, Alexsander brigaria por posição com Martinelli, que vem atuando bem. Isso porque André e Ganso têm status de titulares incontestáveis da equipe. Nesse caso, a equipe ficaria com André, Alexsander (Martinelli), Ganso, Keno, Arias e Cano. Mas outro fator que não pode ser ignorado é que Alexsander pode atuar improvisado na lateral esquerda.

Foi assim que ele terminou a última temporada, inclusive. Assim sendo, poderia entrar na vaga de Jorge ou Calegari para “quebrar um galho” na posição. No entanto, Diniz tem insistido em Jorge, o que pode abrir espaço para o jovem em sua posição original, agora pelo meio. Tudo dependerá, é claro, se o ex-Palmeiras irá se firmar no setor.