Cano é um dos quatro estrangeiros do elenco tricolor (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Na próxima terça ou quarta-feira, a CBF deverá realizar reunião para aumentar de cinco para sete o número limite de jogadores estrangeiros relacionados por partidas. O tema irá a Conselho Técnico para decisão por maioria dos clubes. Como há um lobby forte de diversas agremiações, a tendência é uma aprovação.

Athletico, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo, informa o site ge, encabeçam o pedido. O Tricolor paulista, com oito estrangeiros no elenco, tornou pública a discussão recentemente. A CBF irá avaliar e apontar prós e contras da questão. Ao passo que o Brasil se consolida como maior liga da América do Sul, há um temor com a perda de espaço para jogadores brasileiros nas categorias de base. Este é o principal fator para a não liberação de uma vez por todas para a inscrição de atletas de fora no futebol nacional.

 
 
 

Também de acordo com o portal, a maioria dos clubes consultados se mostram favoráveis. Além dos já citados anteriormente, América-MG, Goiás, Internacional e Fortaleza também acenam positivamente para a medida. Só aí já se tem a metade da Série A, refletindo a tendência pela aprovação.

O Fluminense conta no momento com quatro estrangeiros no elenco principal. São eles o meia uruguaio Michel Araujo, o meia-atacante colombiano Jhon Arias, o atacante argentino Germán Cano e Alan, atacante nascido no Brasil, mas naturalizado chinês.