(Foto: Thais Magalhães - CBF)

Mudanças nos critérios de classificação da Copa do Brasil. A CBF extinguiu as vagas para a competição via ranking nacional de clubes, valendo, portanto, a classificação dos times através dos campeonatos estaduais. Sendo assim, a partir de 2024, o Rio de Janeiro terá apenas seis representantes. Neste ano segue valendo a regra até então estabelecida.

Federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas via competições locais; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a cinco vagas; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três; enquanto os demais estados a apenas duas vagas.

 
 
 

Cinco desses representantes serão oriundos do Campeonato Estadual enquanto o outro sairá do campeão da Copa Rio, competição entre os times de menor investimento, disputada no segundo semestre. Em relação às cinco vagas, quatro delas serão dos semifinalistas. A outra irá para o campeão da Taça Rio, que será disputada entre 5° ao 8° colocado na Taça Guanabara.

Neste ano, o Rio terá sete representantes na Copa do Brasil. Classificados para a Copa Libertadores, Fluminense e Flamengo entram na terceira fase. Botafogo, Vasco, Nova Iguaçu, Resende e Volta Redonda disputarão a competição desde o princípio.