Com o ritmo intenso e a carga dobrada de treinamentos na pré-temporada, o departamento de Fisioterapia do clube, coordenado por Nilton Petrone, o Filé, é de suma importância para resguardar a parte física dos atletas. Em entrevista, o profissional explicou o trabalho para que os atletas suportem bem o ritmo das atividades e se previnam de contusões.
– Nessa fase bem inicial, nós temos dois caminhos. Um deles é esse mais preventivo, em que observamos, principalmente, o posicionamento da pelve, do quadril. Fazendo os ajustes, diminuímos as tensões musculares, e o atleta se sente mais livre para desenvolver seu trabalho na melhor condição, sem que o músculo esteja encurtado nem tensionado – disse ele, acrescentando:
– O segundo aspecto que utilizamos muito aqui, baseado no trabalho que realizamos há quase três anos, é o MAC (método de aceleração cicatricial). Neste ano, nós já estamos trabalhando os atletas infundindo-os à luz, ou seja, eles recebem as luzes de laser com a finalidade de melhorar sua dinâmica muscular no campo, aliviando as dores, diminuindo as condições, por exemplo, que a Fisiologia capta como os marcadores bioquímicos tanto de dano muscular quanto inflamatório – explicou Filé.