(Foto: Divulgação/FFC)

Com o fim de ano se aproximando e a estreia no Campeonato Carioca (acontecerá em 14 ou 15 de janeiro) ficando também cada vez mais perto, o Fluminense iniciará seus trabalhos para a próxima temporada na próxima semana, dia 02 de janeiro. Em um exercício de imaginação, os torcedores já começam a projetar como o técnico Fernando Diniz deve escalar o Tricolor em seus primeiros jogos.

Diniz terminou 2022 com uma escalação mais equilibrada, tendo quatro homens no meio-campo e uma dupla mais avançada. Porém, durante a maior parte do ano, jogou com uma trinca no meio e três atacantes, com dois atletas abertos em cada extremidade e um homem centralizado. Logo, essas duas possibilidades aparecem como as mais fortes para o reinício de trabalho do treinador em 2023.

 
 
 

Outra dúvida que paira são os reforços e quais deles devem iniciar como titular. Dos seis contratados, o lateral-esquerdo Jorge e o atacante Keno são vistos como potenciais candidatos a ganharem vaga entre os 11, visto que o Flu encerrou a temporada com Alexsander improvisado e perdeu Matheus Martins, vendido para o Watford (ING). Dependerá, é claro, do esquema a ser escolhido pelo técnico.

O lateral-direito Guga, que chega para disputar posição com Samuel Xavier, corre por fora. Enquanto isso, Vitor Eudes, Vitor Mendes e Lima, ao menos no princípio da temporada, devem ser opções no banco de reservas. Portanto, algumas possibilidades de escalação que despontam como favoritas, no momento, são as seguintes:

4-3-3 ou 4-2-3-1

Fábio; Samuel Xavier (Guga), Nino, Manoel e Jorge; André, Martinelli (Yago) e Paulo Henrique Ganso; Jhon Arias, Keno e Germán Cano.

4-4-2 ou 4-3-1-2

Fábio; Samuel Xavier (Guga), Nino, Manoel e Jorge; André, Martinelli, Yago (Lima) e Paulo Henrique Ganso; Jhon Arias (Keno) e Germán Cano.