Após se aposentar em julho deste ano com a camisa do Fluminense, Fred fez cursos e foi anunciado novamente no clube para assumir a função de diretor de planejamento esportivo. Em reportagem, o site Uol conta como tem sido a rotina do agora ex-atacante na nova função desempenhada no clube.
O ex-camisa 9 vai ao CT Carlos Castilho quase que diariamente e participa das reuniões de planejamento do elenco. Fred tem sido voz ativa na contratação de jogadores e, inclusive, fala com eles por telefone para falar como é o clube e faz parte do processo de convencimento.
Fora isso, também é responsável pelo planejamento e integração de todas as áreas de futebol do Fluminense: profissional, base e feminino. Ainda tem como atribuição representar o Tricolor em viagens de intercâmbio com equipes na Europa e apoio em decisões de logística esportiva.
Irá à França no fim de ano para representar tal intercâmbio. Por lá, mostrará a clubes franceses o trabalho que vem sendo desenvolvido no Fluminense.
Depois de pendurar as chuteiras, Fred tirou a Licença B de Treinadores pela CBF Academy e fez curso de gestão ministrado por Fernando Carvalho, ex-presidente do Internacional. O segundo o rendeu certificado de “Executivo de Futebol”.