O presidente da Fifa, Gianni Infantino, fez um anúncio importante nesta sexta-feira (16). A partir de 2025 o Mundial de Clubes será disputado por 32 equipes. As edições serão realizadas de quatro em quatro anos, como acontece com a Copa do Mundo. A primeira Copa de clubes não teve local divulgado, mas deve acontecer na América do Norte, servindo como evento-teste, já que a Copa do Mundo de 2026 será realizada no México, EUA e Canadá.
– Será como a Copa do Mundo das seleções – declarou Infantino em entrevista coletiva em Doha, dois dias antes da final da Copa do Mundo do Catar.
Segundo o portal GE, a Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) condicionam a participação dos europeus neste novo mundial desde que o continente tenha 12 representantes. A versão estendida do Mundial de Clubes foi anunciada em 2019, com início para 2021, com 24 times. Mas a pandemia adiou os planos.
No formato inicial, com 24 clubes, a ideia era que o torneio contasse com oito europeus, seis sul-americanos, e as 10 vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes. A Uefa anunciou boicote ao torneio devido ao calendário apertado. Agora, com a divulgação de 32 equipes, a tendência é de mais resistência.