Foto: Photocamera
Foto: Photocamera

Peter Siemsen convocou a imprensa nesta sexta-feira e expôs o posicionamento do Fluminense quanto ao caso Héverton. O presidente do clube quatro vezes campeão brasileiro descartou envolvimento no processo, mas pede que a regra seja cumprida, evitando uma virada de mesa no campeonato. Confira:

Critica a imprensa

 
 
 

Estive com a imprensa há pouco tempo para falar das primeiras mudanças do futebol do Fluminense e o planejamento para disputar a Série B e nos deparamos agora com a notícia da irregularidade de um atleta da Portuguesa. Eu também fui surpreendido com a situação e o Fluminense passou a acompanhar o seu desenvolvimento. Natural, apesar de ser algo que se refere só a Portuguesa e não se refere apenas ao Fluminense. Houve uma parte da mídia, pessoas ligadas ao futebol, de associar o Fluminense a uma situação que o clube não teve nenhuma participação. O Flu esteve próximo de não conseguir vencer o jogo do Bahia e após essa vitória, sentindo a dor da queda, já começou a se preparar para a Série B.

Outros casos no futebol brasileiro

Toda essa discussão de que o Flu tem envolvimento político, CBF, grande x pequeno, poderosos x fracos, isso nunca existiu. O Fluminense não participou de nada nesse sentido e apenas acompanhou o desenrolar das situações, todavia, o Fluminense está sendo prejudicado e utilizado de uma forma indevida no cenário. Não há discussão de que houve ou não descumprimento da norma, isso já está definido, mas nada tem a ver com o Fluminense. Querer justificar a não aplicação de uma pena por conta da violação ou não de uma norma porque o Flu esteve no passado associado a situações que nem eram ligadas ao clube é um erro. O Flu não teve nada haver com o caso Ivens Mendes em 1996. Na João Havelange foi o caso Sandro Hiroshi, o Botafogo tinha perdido de 6 a 1 para o São Paulo, mas fez bem o papel dele, viu o descumprimento de uma norma e ganhou os pontos. O Flu nada teve haver naquele momento. Criaram a João Havelange e o São Caetano também veio de outro módulo. A Copa João Havelange foi o mesmo modelo da Copa União vencida pelo Flamengo.

Flu pronto para jogar qualquer divisão

Criou-se uma comoção que é uma briga de David contra Golias, mas pera aí, o Golias não está nem envolvido. O Fluminense respeita a Portuguesa, acata as regras e a decisão do tribunal. Teve casos parecidos com o próprio Flu neste ano e o clube cumpriu as regras nos casos de Felipe e Fred pedindo efeitos suspensivos. Se esse caso da Portuguesa tivesse ocorrido na terceira rodada, ninguém discutiria essa questão. O que está em discussão é a aplicação da regra e será julgada pelo tribunal. Isso não tem nada a ver com o Fluminense. O Fluminense cumpre as regras. Pensa bem. Existe erro mais grosseiro que o gol do Criciúma, impedido mais de dois metros? Nós aceitamos porque era um ser humano ali. O Fluminense respeita as regras, sofre com as regras do Estado às vezes pela questão da dívida, batalha fiscal, mas é cumpridor de seus deveres. As pessoas querem criar, inverter uma situação, criar uma anarquia na sociedade. Querem criar um estado de exceção para atender os interesses de alguns. Mesmo que o Flu permaneça na Série A o Fluminense já vai estar punido porque vai ser questionado o ano inteiro. Não é o Fluminense que decide onde vai jogar. Se o Tribunal decidir que o Flu vai ficar na B, jogaremos B, se decidir a A, jogaremos a A. O que não queremos é que se crie um ambiente hostil ao Fluminense porque o Flu hoje cumpre as regras, os contratos, é só perguntar para as pessoas com que temos contratos. O Fluminense é um clube que deixou um grande legado para o futebol brasileiro.  O clube que ajudou a construir o futebol no Brasil, fundou a Seleção Brasileira, tem uma história fenomenal no futebol brasileiro.

 

Vencer a batalha jurídica de segunda-feira 

O Fluminense nao vence  e nem perde essa questão. Ele nao participa dessa disputa. A aplicação da regra ou não, se refere à Portuguesa. Imagina se invertessemos, será que haveria essa comoção? Será que se fosse o Flu estaríamos aqui falando em justiça? Quer se falar em justiça divina porque o Flu não jogou a Série B na Joao haveange. Onde vamos parar? Se houve um erro, o judiciário é criado para isso. O tribunal também. Vai aplicar as regras como o supremo aplicou. Condenou pessoas importantes no mensalão, condenou porque infrigiram as regras. A regra nao pode ser aplicada por conveniência. A regra foi criada para a gente viver organizadamente. Se olharmos o Brasileiro, você acha justo o Flu sempre jogar em outro lugar que nao era previsto como visitante? Quando tribunal estava punindo os clubes para jogar a 150 km do seu estádio, ele punia na verdade o visitante. O mandante nao tinha perda econômica, estádio cheio e quem pagava o preço era o visitante. Em vez de jogar em Santos, jogou-se em Presidente Prudente sem condições alguma.

Jogar a Série B

Não teremos problema algum em jogar a Série B. Jogaremos e tenho certeza de que voltaremos à Série A no ano seguinte se assim for definido. Serie B nao é bicho papao. A torcida do Palmeiras abraçou o time e fez uma campanha brilhante. Jogar a B não maculou a imagem do Palmeiras e querem macular a imagem do Fluminense. Jogaremos com a mesma atitude sem nenhum problema, indo para todo o brasil, jogos televisionados. Vamos entrar para ganhar a Série B.

Flu como o principal culpado do futebol brasileiro

O Fluminense tem uma contribuição ao futebol brasileiro gigantesca. Colocar o Fluminense como culpado dessa situação que é única e exclusivamente da Portuguesa está errado. O Flu quer que as regras sejam cumpridas. O Fluminense quer que o Campeonato Brasileiro seja um produto forte e futuramente seja vendido para a Europa. Não cumprir regras que cria insegurança para a competição, não o contrário. As regras são criadas para serem cumpridas. Existe uma regra e ela será analisada pelo tribunal, o Flu rechaça qualquer avaliação assodada e qualquer tentativa de envolver uma posição política do tribunal. O presidente acatará as regras como elas são.

Opinião sobre o julgamento da próxima segunda-feira e jogar a Série B mesmo ficando na Série A

Existe uma regra. Você quer transgredí-la? É a pergunta que se faz. Você descumpre uma regra no transito, vem alguém e quer um suborno para resolver, você vai aceitar aquilo para descumprir a regra? O Flu sempre aceitou as determinações e o que manda a lei. O Flu pediu efeito suspensivo para Felipe e Fred. Eu não estaria apto para jogar a Série B. Descumpriria a lei e poderia ir até para a prisão. Gente, vamos acabar com a hipocrisia! Vamos cumprir as regras, a lei. Não há sentido nenhum o Fluminense que vem sendo cumprindo as regras, não cumprir mais.

Posição do Fluminense

Flu não é vítima, Portuguesa não é vítima. São fatos. O Fluminense não admite essa situação porque a norma vale da primeira à última rodada. Aplicar de maneira especial só para um, você está prejudicando todos que cumpriram as leis do campeonato. Essa é a posição do Fluminense.


Sem comentários