De volta ao Fluminense após longo tempo fora do país, Alan entrou em campo em quatro partidas da equipe na reta final do Campeonato Brasileiro e fez um gol. De olho em uma participação maior na próxima temporada, o atacante de 33 anos revela estar fazendo tratamento em casa com direito a câmara hiperbárica para voltar ainda melhor. Em entrevista ao ge, o centroavante contou como está aproveitando as férias.
– Tirei um tempo para viajar com a família, aproveitar um pouco os filhos, descansar, pois apesar de ter jogado poucos jogos, até pelo período que fiquei parado, deu para dar uma desgastada. Mas estou mantendo uma rotina de atividades para voltar no melhor nível possível e começar a pré-temporada muito bem. Estou tendo acompanhamento dos profissionais do clube, investi em alguns produtos para montar uma estrutura em casa, como a câmara hiperbárica, e manter uma rotina de treinos para não parar e chegar o mais preparado – disse.
Nos quatro jogos que esteve em campo pelo Fluminense no ano, fez gol na vitória de 3 a 0 sobre o Goiás, no Maracanã, pela penúltima rodada do Brasileirão.
A câmara hiperbárica é utilizada nos Cts de alguns clubes do Brasil, como Corinthians e Flamengo, ou até de forma direta por jogadores. Hulk, do Atlético-MG, é um exemplo. O atleta entra no equipamento e respira oxigênio puro, enquanto é submetido a uma pressão equivalente ao dobro ou triplo da pressão atmosférica ao nível do mar. Com isso, estima-se que a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue amplie 20 vezes, aumentando oxigenação dos tecidos e acelerando o processo de regeneração muscular, além de atenuar processo inflamatório.