Um jogo do Campeonato Colombiano disputado no domingo deixou o Fluminense muito perto de ficar no pote 2 do sorteio da fase dos grupos da Libertadores. Isso porque o Tricolor só cai para o pote 3 (e teoricamente fica com um caminho mais complicado) se o Independiente Santa Fe avançar (por conta do ranking da Conmebol). E, no domingo, o rival por este posto levou uma goleada e acabou ficando em situação complicadíssima na competição local.
Derrotado por 5 a 1 pelo Pereira fora de casa, o Santa Fe caiu para a terceira posição no Grupo A do Clausura. Só o primeiro avança à final e resta apenas uma rodada.
O Santa Fe tem oito pontos e precisará vencer, em casa, o Millonarios, líder com dez, na quarta-feira. Além de ganhar, terá de torcer para o Pereira, segundo com nove, não vencer, fora de casa, o Junior Barranquilla, já eliminado por ser lanterna com apenas um ponto.
Por que é importante para o Fluminense terminar no pote 2? Caso se confirme lá, o Tricolor pegaria na fase de grupos da Libertadores uma equipe do pote 1, do 3 e do 4. Teoricamente, teria mais chances de enfrentar times mais acessíveis estando no pote 2. Se ficar no 3, pode cruzar com times mais fortes do pote 2, além, é claro, dos cabeças de chave do pote 1.