A escalação irregular de jogadores não é um fato novo no futebol brasileiro. Há 14 anos, o Fluminense, então na Série C, enfrentou o São Raimundo-AM pela segunda rodada do quadrangular final e terminou em 0 a 0. Entretanto, o time amazonense perdeu os pontos por ter escalado um jogador que havia sido suspenso para esta partida, em caso idêntico ao da Portuguesa.
O Tricolor foi à CBF com um dossiê e reclamou: o lateral Ademir Rogério teria de ter cumprido suspensão pelo quinto cartão amarelo. Ademir jogou. Foi até substituído por Alberto. O São Raimundo tentou se defender, mas não houve jeito. No dia 21 de dezembro, antes da última rodada, o presidente em exercício da CBF, Alfredo Nunes, assinou ato administrativo punindo o clube amazonense.
Antes, pela primeira fase, o Flu também ganhou os pontos do confronto contra o Anapolina. O time havia perdido para os goianos por 1 a 0 no Maracanã, mas descobriu que o atleta Tupão também estava suspenso. Ganhou os pontos do jogo, mas não alterou sua classificação na chave.