Virgílio Elísio lamenta que resultado do campo possa ser alterado (Foto: Marcello Dias - Futura Press)
Virgílio Elísio lamenta que resultado do campo possa ser alterado (Foto: Marcello Dias – Futura Press)

Diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio explicou a diferença dos casos envolvendo Vasco, Portuguesa e Flamengo no Campeonato Brasileiro. Todas essas situações vão virar processos no Superior do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas, segundo Elísio, a situação do Cruz-maltino, que tenta os pontos da partida contra o Atlético-PR por alegar que o jogo ficou parado mais tempo do que o permitido, não tem qualquer ingerência da entidade.

– Nesse caso há uma diferença em relação ao posicionamento da CBF, porque o Vasco não apresentou nenhuma denúncia à CBF. Nesse caso não se trata de algo comparável a um eventual jogador irregular, trata-se de um questionamento do Vasco quanto aos aspectos da espera. Nesse caso, a denúncia teria de vir do próprio clube, e ela ocorreu, então é direta ao Tribunal, não há um encaminhamento da CBF. É uma matéria que nem sequer estamos diretamente envolvidos do ponto de vista do processamento, que foi Vasco x STJD – comentou.

 
 
 

Já sobre as escalações irregulares de Héverton, da Portuguesa, e André Santos, do Flamengo, Elísio vê a CBF com papel importante na questão, pois tem a responsabilidade detectar possíveis irregularidades.

– O posicionamento da CBF é essencialmente técnico. Em princípio lamentamos. Eu, particularmente como diretor de competições, lamento muito que na rodada 38, de encerramento do campeonato, esse tipo de situação possa surgir e, a depender do resultado do Tribunal, possa alterar uma classificação já obtida em campo. Qual o nosso papel? Ao constatarmos alguma evidência de irregularidade, o que ocorreu nos dois casos, encaminharmos o processo ao Tribunal. Hoje, por volta das 13h, nós o fizemos, através de duas comunicações, uma de cada processo. São rituais do nosso dia a dia. Foram encaminhados e agora o Tribunal vai ao seu ritual próprio, que é definir relator, marcar o julgamento e convocar as partes. Creio que esse julgamento ocorra no início da semana que vem – comentou.

Os julgamentos de Flamengo e Portuguesa acontecerão na próxima segunda-feira. Ambos os clubes podem perder quatro pontos.


Sem comentários