Desesperados, os dirigentes da Portuguesa mudaram a estratégia e passaram a atacar o Fluminense. Nesta tarde de quarta-feira, o vice jurídico do clube paulista, Orlando Cordeiro de Barros, apareceu com as súmulas de jogos do Fluminense contra Goiás e Botafogo, válidos pela quinta e sexta rodadas do Campeonato Brasileiro, e afirma: o time carioca utilizou o atacante Rhayner de forma irregular no clássico. No entanto, cometeu uma gafe.
O jogador fora expulso no duelo com o Goiás, em 9 de junho, e, segundo a Lusa, deveria ter cumprido a punição contra o Botafogo, um mês depois, após a parada por causa da Copa das Confederações.
No entanto, a diretoria se esqueceu de uma partida válida pelo Brasileiro que aconteceu entre os dois jogos citados. E detalhe: era contra a própria Portuguesa.
O confronto Lusa x Fluminense, no Canindé, era da segunda rodada, mas foi adiado por conta da participação do Tricolor na Libertadores. Assim, ele foi remarcado para 12 de junho, exatamente três dias depois do duelo com o Goiás, quando Rhayner acabou expulso.
O atacante, então, não atuou contra a equipe goiana para cumprir sua suspensão automática e retornou ao time das Laranjeiras no clássico com o Botafogo, em 7 de julho.