Classificado para a fase de grupos da Libertadores de 2023, o Fluminense voltará a ter jogos pelo torneio, no Maracanã e com torcida após 15 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 2008, no ano em que o Tricolor chegou até a decisão, mas foi derrotado e ficou com o vice-campeonato.
Depois disso, o Fluminense disputou a Libertadores em 2011, 2012 e 2013, mas não tinha o Maracanã, que estava fechado para reformas para a Copa do Mundo de 2014. Nos três anos, o Tricolor mandou seus jogos no Engenhão e em São Januário.
O Time de Guerreiros só voltaria a disputar o torneio em 2021. Dessa vez, teve o Maracanã para mandar suas partidas, mas sem torcida. Por conta da pandemia da Covid-19, os jogos foram com portões fechados para o público.
Por último, no ano passado, o Flu também não teve o Maracanã nas partidas contra Millonarios (COL) e Olimpia (PAR), pelas fases prévias do torneio. Mandou os jogos em São Januário e no Engenhão, respectivamente, e acabou eliminado antes de chegar à fase de grupos.