Se o regulamento prevalecer, a Portuguesa, acusada de escalar Héverton irregularmente no último domingo, perderá quatro pontos, será rebaixada para a Série B e o Fluminense permanecerá na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Isso porque em 2010 o Grêmio Prudente, em situação idêntica à da Lusa, perdeu pontos e teve de pagar multa.
A equipe do interior paulista escalou o zagueiro Paulão em partida contra o Flamengo, pela 3ª rodada do Brasileirão. O problema é que o defensor havia sido suspenso pelo STJD na sexta-feira, e não poderia ter entrado em campo no Macaranã. A defesa do Prudente alegou que o tribunal só notificou o clube na segunda-feira, mas não houve conversa: o time teve três pontos subtraídos e ainda teve que pagar multa de R$ 1 mil. Paulão também foi julgado e corria risco de ser suspenso por um ano, mas foi absolvido.
– Achamos que foi errada a forma como o clube foi notificado, apenas na segunda-feira, de um julgamento que ocorreu na sexta-feira após às 20h – disse o presidente do conselho deliberativo do Prudente, Walter Sanches, na ocasião