O Fluminense divulgou na manhã deste sábado (5) o edital de convocação para a eleição presidencial. A data da votação foi confirmada para 26 de novembro de 9h às 18h, na sede de Laranjeiras. As chapas já podem se registrar desde 1º de novembro, e tem até o dia 15 para apresentar o respectivo vice-presidente e as 200 assinaturas de sócios do clube na secretaria da sede do clube.
No pleito, serão eleitos o Presidente do Fluminense, o Vice-Presidente Geral, os 150 Membros Efetivos e os 50 Membros Suplentes, que juntamente com os Conselheiros Natos, integrarão o Conselho Deliberativo no próximo triênio.
Até o momento, somente o atual presidente Mário Bittencourt lançou sua candidatura de forma oficial. Ele tentará a reeleição. Os possíveis concorrente são Marcelo Souto, Ademar Arrais e Rafael Rolim. Como noticiou o NETFLU, a oposição tem encontrado dificuldades para conseguir as 200 assinaturas necessárias para inscrição das chapas e não entra em consenso sobre uma possível união dos três opositores.
Veja abaixo o edital de convocação:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Nos termos do art. 11, inciso I e do art. 22 do Estatuto Social do Fluminense Football Club (“Fluminense” ou “Clube”), ficam os sócios do Fluminense que estejam em pleno gozo dos seus direitos estatutários, CONVOCADOS para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada na Sede Social do Clube, localizada na Rua Álvaro Chaves nº 41, Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ, no dia 26 de novembro de 2022, das 09h, quando a reunião será aberta com qualquer número de sócios presentes, até às 18h, com o fim exclusivo de eleger, através de escrutínio secreto, o Presidente do Fluminense, o Vice-Presidente Geral, os 150 (cento e cinquenta) Membros Efetivos e os 50 (cinquenta) Membros Suplentes, que juntamente com os Conselheiros Natos, integrarão o Conselho Deliberativo no próximo triênio.
Conforme previsto no art. 9º do Estatuto do Fluminense, têm direito a voto os sócios do Clube maiores de 16 (dezesseis) anos pertencentes ao quadro social há mais de 1 (um) ano completo, ininterrupto e em situação regular com o Clube até o dia da Assembleia Geral, e aqueles pertencentes à categoria de Sócio Futebol há mais de 02 (dois) anos completos, ininterruptos, e que não tenham sido excluídos do quadro associativo em decorrência do não pagamento de 03 (três)mensalidades contínuas ou alternadas, na forma do art. 101, § 1º do Estatuto do Fluminense.
Nos termos do parágrafo único do art. 9º do Estatuto do Fluminense, “não poderão integrar a Assembleia Geral os Sócios-Honorários, Temporários, Correspondentes, Especiais, Atletas-Adjuntos, assim como os Familiares Inscritos dos Sócios, definidos nos artigos 102 e 103”, também do Estatuto.
Ademais, de acordo com a Cláusula 6ª do Regulamento e Termo de Uso dos Serviços do Programa Sócio Futebol do Fluminense, em vigor a partir de 07 de junho de 2022, não têm direito a voto os sóciospertencentes aos Planos Sub 12/Mascote, Guerreiro, Guerreiro Toda Terra, e Leste Raiz.
O direito a voto é pessoal e instransferível, sendo vedado o exercício por procuração, em consonância com o art. 139 do Estatuto do Fluminense, sendo certo que será solicitada, no momento da votação, a apresentação de documento oficial de identificação, com foto, expedido por órgão publico competente.
Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2022.
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB
MÁRIO HENRIQUE GUIMARÃES BITTENCOURT
Presidente