Fluminense concorrerá na licitação ao lado do Flamengo (Foto: Marina Garcia - FFC)

Fluminense e Flamengo em conjunto irão disputar a concessão do Maracanã contra o Vasco. O Cruzmaltino em parceria com a W.Torre enviará uma proposta para administrar o estádio. Apesar disso, a licitação foi suspensa pelo TCE-RJ e não tem data para acontecer. Mas o Consórcio que administra o estádio atualmente tem trunfos para vencer a disputa.

Um deles é a exigência do edital de licitação de realizar 70 jogos no Maracanã. Essa obrigação não é vista como impeditiva, mas com um peso forte na pontuação final. Participantes do processo dizem que Flamengo e Fluminense levam bastante vantagem, já que têm jogos de dois times, enquanto o Vasco tem a oferecer parte das partidas, pois ainda recebe partidas em São Januário.

 
 
 

Outro ponto é a questão de manutenção. Atualmente, o Maracanã tem um custo mensal de pouco menos de R$ 2 milhões. Mas isso envolve manter o estádio sem fazer reformas estruturais para itens que se depreciam com os anos, como a cobertura do estádio. Já foram feitas melhorias, mas longe de todo o necessário.

No Flamengo, há otimismo de que o consórcio deve pontuar bem em todos os itens da licitação. Mas, durante o processo, houve bastante insatisfação com exigências como privilégios ao governo do Estado (camarotes, ingressos gratuitos, poder para influir no calendário, entre outros pontos).