(Foto: Leonardo Brasil/FFC)

O Sub-20 do Fluminense volta aos gramados nesta sexta-feira (28), às 15h, pelo segundo jogo da semifinal da Copa Rio/OPG da categoria. O duelo acontece no CEFAT e os Moleques de Xerém precisam reverter a vantagem do adversário de dois gols, conquistada em Laranjeiras

. Para isso, o técnico Guilherme Torres aposta no bom trabalho realizado nas últimas semanas para conseguir impor, em campo, a filosofia de jogar futebol do Tricolor. A partida terá transmissão ao vivo e com imagens da FluTV.

 
 
 

– Nossos objetivos após o último jogo foram digerir a derrota, recuperar o ambiente positivo e analisar o que tivemos de virtude e o que precisamos evoluir pensando no jogo da volta. Além dos aspectos técnicos e táticos, focamos bastante também na mentalidade forte e positiva para revertermos o resultado e classificarmos para a grande final. Nossos jogadores responderam bem aos estímulos e estamos nos sentindo preparados e confiantes para esse desafio”, disse o treinador.

Quem acompanha o Sub-20 do Fluminense jogar percebe uma semelhança com o futebol apresentado pela equipe principal do clube. Além da filosofia de jogo de Xerém se assemelhar com a do técnico Fernando Diniz, a proximidade de Guilherme Torres com o treinador da equipe profissional do Flu fez com que os Moleques de Xerém praticassem um jogo ainda mais bonito e de muito toque de bola, bem parecido com o Dinizismo.

– Já tinha uma relação anterior com o Diniz antes dele assumir como treinador nessa temporada, o que facilitou uma maior aproximação. Ele teve um papel importante antes da nossa final do Estadual, fazendo uma palestra para nossos jogadores. Logo após a final, tivemos um recesso e pude acompanhar por dez dias o seu trabalho e de sua comissão técnica, onde fui muito bem recebido por todos. Consegui debater e entender algumas movimentações táticas da equipe profissional, porém o que mais me marcou foi a capacidade de trabalho do grupo exercendo no dia a dia um espírito solidário, acompanhado de confiança, coragem e alegria. Foi uma excelente experiência que me fez refletir sobre minha prática profissional. A ideia de jogo do Diniz se assemelha em muitos pontos à ideia de jogo que estimulamos em nossas categorias de base, porém com algumas particularidades interessantes – explicou Guilherme Torres.

Campeão Estadual em 2022, o Sub-20 do Fluminense teve bons momentos na temporada e agora busca o título da Copa Rio/OPG para coroar um trabalho de formação bem realizado.  

– Tivemos uma temporada de amadurecimento para alguns jogadores que enxergamos potencial em vestir a camisa da nossa equipe profissional. Em termos de resultado oscilamos durante nossa jornada, sendo eliminados precocemente no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, mas com a conquista do  bicampeonato estadual, algo que já não ocorria há tempos, e ainda brigando para disputar mais um título que não vem há 14 anos. Entendemos que as conquistas fazem parte da formação, porém nosso principal objetivo será sempre abastecer nossa equipe profissional com jogadores capazes de gerar retorno para o clube – lembrou o técnico do Sub-20.