Em fase turbulenta após os últimos resultados negativos, o Fluminense tem uma meta clara para a reta final da temporada: garantir a sonhada vaga na Libertadores. Com sete jogos restantes, um dos trunfos do time de Fernando Diniz para alcançar o objetivo será melhorar o retrospecto fora do Rio de Janeiro.
Neste Campeonato Brasileiro, o Tricolor venceu apenas três duelos longe da cidade: contra Cuiabá, Fortaleza e Goiás. A última deles foi contra o clube goiano em 20 de julho. Nas 10 outras partidas, foram quatro empates e seis derrotas – totalizando um aproveitamento de 33% fora do Rio.
Vale destacar que o desempenho do Fluminense como visitante é um pouco melhor, porque inclui as vitórias sobre Botafogo e Flamengo no Nilton Santos e Maracanã, respectivamente.
Nas últimas cinco partidas como visitante, o Tricolor somou apenas três pontos – justamente no Fla-Flu, no Maracanã. Contra clubes de outro estado, o Flu acumulou derrotas para Internacional, Athletico-PR, Atlético-MG e Atlético-GO.
“Meta” de 65 pontos e desafios pela frente
O Fluminense é o quinto colocado no Campeonato Brasileiro, com 51 pontos. Com base nas últimas edições, o Tricolor precisa alcançar pelo menos 65 pontos para ter chance de terminar entre os quatro primeiros, o que inclui a necessidade de resultados positivos fora do Rio de Janeiro.
Dos sete jogos restantes na temporada, o clube disputará quatro fora de casa. O próximo será contra o Avaí, às 19h deste domingo, na Ressacada. Em seguida, o time comandado por Diniz ainda enfrenta Corinthians, Ceará e Red Bull Bragantino como visitante.
Jogos restantes na temporada:
16/10 – Avaí x Fluminense
23/10 – Fluminense x Botafogo
26/10 – Corinthians x Fluminense
31/10 – Ceará x Fluminense
05/11 – Fluminense x São Paulo
09/11 – Fluminense x Goiás
13/11 – RB Bragantino x Fluminense