Os frutos do trabalho do técnico Douglas Matsumoto nas categorias de base do Futebol Feminino do Fluminense já começaram a aparecer. Depois de duas ótimas campanhas no Campeonato Estadual, as equipes Sub-17 e Sub-20 encaram as finais do torneio, e a perspectiva, segundo o próprio treinador, é que a situação fique cada vez melhor com o decorrer do trabalho.
– Houve um grande crescimento. Nas categorias de base, quanto mais se joga, mais se forma. Foi justamente isso que nos fez querer entrar nos dois campeonatos. Treinar é ótimo, mas existem alguns aspectos da formação que só podem ser desenvolvidos com a competição formal – disse.
O ano de 2022 trouxe novidades para as categorias de base femininas, que foram contempladas com torneios Sub-17 e Sub-20. Anteriormente, havia apenas o Sub-18. Finalista, o Tricolor vai disputar as duas decisões.
– Nesse momento de decisão o mais importante é deixá-las tranquilas. Na comissão técnica puxamos a pressão para nós, pois o mais importante é que as atletas se sintam confortáveis para jogar. Até porque a fase em que estamos já é altamente estressante, ao mesmo tempo que é motivadora – explicou.
Com campanha de topo de tabela, as Meninas de Xerém chegam à final com números positivos. Pelo Sub-17 foram oito vitórias e apenas uma derrota, com 44 gols marcados. O Sub-20 também disputou nove partidas. O time tem seis vitórias, dois empates e uma derrota, com 25 gols marcados.
– Nossa campanha nos dois campeonatos foi excelente. No Sub-17 tivemos a marca de melhor ataque na categoria, e no Sub-20 o segundo melhor ataque. Duas campanhas para se apontarem poucos erros e grandes conquistas. Agora temos que buscar o mais importante, que é o primeiro lugar – finalizou.