Há pouco mais de dois meses, o Fluminense ocupava o posto de melhor visitante da temporada em 2022. No entanto, o bom desempenho fora de casa ficou só na memória, e o Tricolor acumula seu quinto jogo longe do Maracanã sem vitória. A última vez que o Flu levou a melhor sobre o mandante fora do Rio de Janeiro foi na vitória sobre o Fortaleza por 1 a 0 no Castelão, no dia 28 de julho, pelo jogo de ida das quartas da Copa do Brasil. Agora, a equipe do técnico Fernando Diniz caiu para a terceira posição no ranking dos visitantes mais indigestos.
Somando partidas do Campeonato Carioca até Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão, o Fluminense tem 30 jogos até o momento sem o mando de campo e acumula 16 vitórias, seis empates e oito derrotas, com 43 gols marcados e 28 sofridos.
O aproveitamento tricolor nessas partidas é de 60%, 2,6% a menos que o Flamengo, vice-líder do ranking, enquanto o Palmeiras, líder, tem 3,4% a mais em relação ao Tricolor. Atlético-MG e Ceará fecham o G-5 “fora de casa”.
Nas últimas cinco partidas fora do Maracanã, o time do técnico Fernando Diniz empatou com o Santos e perdeu para Internacional, Athletico, Corinthians e Atlético-MG. No Brasileirão, a última vitória do Flu fora do Rio foi sobre o Goiás por 3 a 2, no dia 20 de julho, na Serrinha. Agora, o Fluminense vai até Goiânia, justamente o local de sua última vitória fora, para encarar o Atlético-GO e tentar colocar fim ao jejum.
Desses 30 jogos do Fluminense fora do Rio, 18 foram sob o comando de Fernando Diniz. O atual treinador tricolor soma oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas. O aproveitamento do técnico como visitante é de 53,7%.
Levando em consideração apenas os jogos do Brasileirão, o Fluminense é o quinto melhor visitante, com 45% de aproveitamento: foram cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas nos 14 jogos em que atuou fora.
O Fluminense segue com 51 pontos na tabela de classificação e caiu para terceiro lugar – o Inter venceu o Santos e chegou a 53 pontos. Na próxima quarta-feira, o Flu vai até o Antônio Accioly enfrentar o Atlético-GO, às 19h (horário de Brasília). O jogo é válido pela 30ª rodada do Brasileirão.