(Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Faltam seis rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro de 2022. Com 54 pontos, o Fluminense é o 4º colocado e luta par se manter no G4 e conseguir a classificação para a fase de grupos da Libertadores do próximo ano.

Com mais 18 pontos em jogo, o Time de Guerreiros precisa de pelo menos mais dez pontos para alcançar seu objetivo sem depender de outros resultados. Confira a análise, jogo a jogo, do caminho do Tricolor nessa reta final:

 
 
 

23/10 – Fluminense x Botafogo (Maracanã) – 33ª rodada

(Foto: Marcelo Gonçalves – FFC)

Em seu último clássico da temporada, o Fluminense enfrenta novamente o Botafogo, no Maracanã. No turno, venceu por 1 a 0, no Engenhão, com gol do zagueiro Manoel. Confirmar o favoritismo e vencer o rival novamente precisa estar nos planos do Tricolor para se manter no G4.

26/10 – Corinthians x Fluminense (Neo Química Arena) – 34ª rodada

(Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

A partida contra o Corinthians, em São Paulo, pode ser considerada uma das mais difíceis da reta final do Flu. No turno, o Tricolor goleou por 4 a 0, no Maracanã, uma equipe alternativa do clube paulista. O cenário, agora, será outro. Na reedição da semifinal da Copa do Brasil, um empate não seria mau resultado.

29/10 – Ceará x Fluminense (Castelão) – 35ª rodada

Foto Mailson Santana

Em seu penúltimo compromisso fora de casa pela competição, o Fluminense visita o Ceará, em Fortaleza. No turno, o Tricolor venceu por 2 a 1, no Maraca lotado, em jogo que marcou a despedida do ídolo Fred dos gramados. Na parte mais baixa da tabela, o clube nordestino luta para fugir do Z4. De qualquer maneira, o Time de Guerreiros precisa ter o foco nos três pontos.

06/11 – Fluminense x São Paulo (Maracanã) – 36ª rodada

Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

O confronto com o São Paulo será a última oportunidade do Fluminense recuperar pontos que foram perdidos no primeiro turno. Naquela ocasião, o Tricolor empatou por 2 a 2 com o adversário, no Morumbi, e deixou dois pontos pelo caminho. Dessa vez, será no Maracanã, e há uma grande possibilidade dos paulistas não terem mais nenhuma ambição na competição. O dever de casa, portanto, será obrigatório.

09/11 – Fluminense x Goiás (Maracanã) – 37ª rodada

(Foto: Marcelo Gonçalves – FFC)

O Tricolor faz seu último jogo em casa na penúltima rodada. Recebe o Goiás, no Maracanã, em partida também de caráter obrigatório de vitória para o Fluminense. É mais um adversário que pode já estar “de férias”, ou na briga por um G8. No turno, o Time de Guerreiros venceu em Goiânia, de virada, por 3 a 2.

13/11 – Red Bull Bragantino x Fluminense (Nabi Abi Chedid) – 38ª rodada

(Foto: Mailson Santana/FFC)

Na rodada derradeira, o Fluminense encerra sua participação no Brasileirão fora de casa. Visita o Red Bull Bragantino, que também pode estar sem aspiração na competição. No turno, o Tricolor venceu por 2 a 1, em casa. Dependendo do contexto, o Tricolor pode depender apenas de si para cumprir seu objetivo e pega um adversário “enjoado”, mas que não está entre os mais difíceis.