Considerada um dos grandes celeiros de promessas do país, o Fluminense tem aumentado cada vez mais o seu olhar em torno de Xerém, no município de Duque de Caxias. A ideia da diretoria atual, independente do resultado das eleições à presidência do clube, no fim da temporada, é uma só: deixar tudo esquematizado para que as obras sigam no nascedouro de jovens talentos, conforme apuração do NETFLU. Ou seja, mais investimentos serão injetados na base.
O presidente Mário Bittencourt colocou como um de seus projetos de gestão que todo e qualquer jogador vendido, oriundo de Xerém, tivesse um percentual revertido para as categorias de base, visando a restruturação da mesma.
Recentemente, obras importantes foram feitas no Vale das Laranjeiras, onde residem as categorias inferiores do Tricolor. Toda a parte de fisioterapia, fisiologia, academia foram aproximadas do campo. Ainda há planos de vestiários novos para receber melhor os visitantes e ter condições de disputa de campeonatos nacionais no espaço.