Clubes que estão disputando para não cair se articulam para tirar pontos de Ponte Preta, Portuguesa e Criciúma. Segundo a ESPN Brasil, as diretorias de Coritiba, Fluminense e Vasco, se reuniram para verificar as súmulas dos jogos das duas equipes paulistas e da catarinense.
Dois dirigentes, em contato com a ESPN Brasil, informaram que estão avaliando a regra que limita em cinco o número de jogadores emprestados por partida. Ponte, Lusa e Criciúma teriam infringido esta lei, que teria entrado em vigor neste ano, e, assim, perderiam pontos.
O Regulamento Específico da Competição, no capítulo III, artigo nono, no seu parágrafo único, diz que “cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato da Série A; de um mesmo clube da Série A, somente poderá receber até três atletas”.
Para a temporada de 2013, a Portuguesa, por exemplo, conta com pelo menos 13 atletas emprestados, sendo que desses, pelo menos dez chegaram de outras equipes da Série A.
O plano dos clubes é terminar o estudo ainda no início desta semana e enviar uma denúncia para a CBF e para o STJD, que deverá julgar o caso.
De acordo com o Código Brasileiro da Justiça Desportiva, a inscrição irregular de atletas na súmula implica na perda de três pontos. Com o que já foi analisado, os dois paulistas e o catarinense deveriam perder, cada um, pelo menos seis pontos. Assim, Portuguesa e Criciúma substituiriam Vasco e Coritiba na zona da degola.