Uma noite histórica no Maracanã. Neste sábado, o ídolo Fred deu adeus ao futebol. Se faltou gol do craque, todos deixaram o estádio felizes com uma importantíssima vitória do Fluminense. Pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor bateu o Ceará por 2 a 1. Germán Cano comandou o show. Fez um gol e deu assistência para Matheus Martins. Luiz Otávio descontou. Com o resultado, o Fluzão chegou a 27 pontos e assumiu momentaneamente a segunda posição.

Quando a bola rolou, o clima de festa ficou fora do campo. Dentro dele, o Fluminense procurava tomar a iniciativa e controlar as ações. Tinha mais posse de bola e imprimia seu ritmo. No entanto, era difícil invadir a área cearense.

 
 
 

Condizente com o estilo Diniz de jogar, o Flu trabalhava com boa movimentação dos meias, laterais e homens de frente. Numa boa jogada pela esquerda, Caio Paulista achou Cano e o matador obrigou o goleiro João Ricardo a fazer ótima defesa.

Bem organizado, mas cauteloso, o Ceará saía apenas na boa tentando explorar a velocidade de Mendoza e Iury Castilho. Só levou perigo uma única vez em toda a primeira etapa, num chute forte de longa distância de Bruno Pacheco bem defendido por Fábio. O Flu chegaria ao seu gol com Germán Cano completando de cabeça cruzamento primoroso de Caio Paulista.

Veio o segundo tempo e a missão tricolor ficou mais tranquila com um gol rápido. Numa belíssima jogada, Samuel Xavier achou bom passe para Cano, que não foi fominha e serviu Matheus Martins.

O Ceará, porém, não estava morto e deu alguns sustos, obrigando Fábio a fazer boas defesas. Numa delas, espalmou brilhantemente chute de Vina que ainda pegou no travessão. Com a vantagem e o passar do tempo, Fernando Diniz fez o que todos no Maracanã esperavam. Mandou Fred a campo (antes já havia lançado Felipe Melo e Martinelli).

No fim, os parceiros ainda tentaram achar o artilheiro para mais um último gol, mas não deu. E o que importa? A história está escrita e um dos maiores jogadores tricolores a encerrou de maneira maravilhosa. Obrigado por tudo, Fred! O Ceará ainda descontou nos acréscimos com Luiz Otávio. Só que não havia tempo para estragar a festa. Ainda bem…

O Fluminense jogou com: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato (Felipe Melo, 27′ do 2ºT) e Ganso (Martinelli, 27′ do 2ºT); Matheus Martins (Willian, 43′ do 2°T), Jhon Arias (Luccas Claro, 43′ do 2°T) e Germán Cano (Fred, 32′ do 2ºT).